Em 2001 foram proibidos anúncios de cigarros em todos os veículos de comunicação, porém, entre 1950 a 1990, eles dominavam jornais, revistas e outdoors. Com altos investimentos das indústrias tabagistas, as mensagens eram associadas ao glamour, status social, liberdade e também às práticas esportivas. Lembrando que a publicidade se apropriou das imagens de astros e estrelas de Hollywood desde os anos de 1920.

Anúncio cigarros Marlboro – 1975

Em 1954, o publicitário Leo Burnett criou o “The Marlboro Man”. Era a imagem do homem corajoso e altivo usando chapéu e laços ao lado de seu inseparável cavalo. Perpetuou a imagem da virilidade, individualidade e heroica do macho hétero, cis e branco estadunidense.

Em 1976, a tv britânica exibiu o documentário “Death in the West”, que mostrava pelas primeira vez a realidade do número de males e doenças causas pela indústrias de cigarro.

Mirando no público jovem, a marca Hollywood apostava numa campanha com dois jovens num buggy vermelho se divertindo nas areias de um lugar ao ar livre. Na foto menor, outros jovens bem vestidos – três deles fumando – em um ambiente corporativo ou acadêmico. O ano era 1975.

Anúncio cigarros Hollywood – 1975

Para completar o slogan “Ao sucesso com Hollywood”, é possível ler o texto:

“Hollywood pertence ao mundo das coisas jovens, das ideias novas, do esforço para fazer melhor. Por isso você e Hollywood se entendem. Hollywood King Size Filtro: o tamanho exato, nem maior, nem menor; a embalagem vibrante; o filtro perfeito; a combinação de fumos do sabor inconfundível. Vá com Hollywood, vá para vencer. Ao sucesso!”.

Anúncio Cigarros Vila Rica – 1976

Em 1976, a campanha da marca Vila Rica estampou o slogan “Gosto de levar vantagem em tudo. Certo! Leve vantagem você também”, frase pronunciada em anúncios da TV pelo jogador de futebol Gerson. A “Lei de Gerson” entrou para o imaginário popular como um mantra sobre o “ser” brasileiro, ou seja, a pessoa que deseja levar vantagem em tudo. Hoje, sabemos que é uma imagem altamente prejudicial.

Trilha sonora

No início dos anos 80 outro poderoso elemento foi adicionado às campanhas de cigarro Hollywood: a música das paradas de sucesso.

Eram hits de bandas de hard rock e rock melódico, como “Don’t Stop Believin” (Journey), “Play the Game Tonight” (Kansas), “Only Time Will Tell” (Asia), “Just For Tonight” (Gilbert Montagné), “Your Love” (The Outfield), “Miles Awary” (Winger), “Eye of the Tiger” (Survivor), “Did It All For Love” (Phenomena II), “If Looks Could Kill” (Heart), “I Hear You Call“ (Bliss), “Breaking All The Rules” (Peter Frampton), entre outros.

Para o “Rock in Rio” de 1985, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, gravou um jingle em português para a propaganda do cigarro, que contou com a participação do grupo pop brasileiro Roupa Nova no instrumental. Foi uma febre.

Com o patrocínio da empresa de tabacos Souza Cruz, surgiu em 1988 a primeira edição oficial do festival Hollywood Rock (que na realidade, era a segunda, uma vez que a primeira aconteceu em 1975).

Em quatro noites de shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, Supertramp, Duran Duran, Simply Red, UB40, Simple Minds, Pretenders, Ira!, Titãs, Paralamas, Ultraje, Lulu Santos e Marina Lima se apresentaram no Estádio do Morumbi e a Praça da Apoteose.

Com a aprovação da Lei Ordinária nº 9.249/1996, que proíbe a propaganda do tabaco em eventos culturais, o festival foi extinto. Em 2011, um novo aperfeiçoamento da Lei nº 9.294/1996, trazido pela Lei nº 12.546, passou a proibir a propaganda de produtos de tabaco nos pontos de venda. Era o fim das campanhas de cigarro em rádio, televisão, jornais e revistas.


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