A clássica ópera de quatro atos de Georges Bizet com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, Carmen estreia no Theatro Municipal em uma montagem inovadora. Com direção cênica do diretor Jorge Takla (Mademoiselle Chanel, Rigoletto, La Traviata, Don Quixote), direção associada de Ronaldo Zero e direção musical de Roberto Minczuk, a ação cênica se passa num ateliê de alta costura no contexto da ditadura franquista espanhola.

Cenário de Nicolás Boni para a ópera Carmen @ divulgação

É lá que uma sequência de ações que envolvem os temas universais do ciúme, da paixão, da possessividade e do empoderamento feminino acontecem dessa vez.
Nessa versão, Carmen é uma famosa super modelo. As motivações para essa transformação são muitas e o diretor associado Ronaldo Zero explica: “Trazer a montagem para um ambiente relativamente contemporâneo nos faz também relacionar a Carmen, uma mulher linda e desejada, porém objetificada por Don José, a uma peça de roupa de grife que, para ele, deveria vestir somente o seu corpo”.

Croqui Ópera Carmen @ divulgação

Posse e objetificação de corpos, portanto, trazem um viés crítico, político e atual para ser discutido à novela de paixões tão marcante presente no texto e na música tão conhecidos e amados de todo o público.
“A sensação de posse e consumo exacerbada pelo desejo do mundo moderno reflete uma busca desenfreada por validação externa e status social, muitas vezes às custas de valores mais profundos e genuínos. Don José, em sua obsessão por Carmen, ilustra os perigos desse tipo de mentalidade, na qual a posse se torna mais importante do que o amor verdadeiro e a liberdade individual”, afirma.

Croqui Ópera Carmen @ divulgação

Com ingressos esgotados, a montagem contará com um elenco com 125 pessoas – cantores, atores e dançarinos no palco (o elenco chega a 125 pessoas em todos os cenários ao mesmo tempo no palco), 400 figurinos especialmente desenhados pelo estilista argentino Pablo Ramírez e cenários com inspiração na obra de Goya do também argentino de Rosario Nicolás Boni (La Traviata, Madama Butterfly).


Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.