Vencedor de 79 prêmios estadunidense (incluindo 13 Emmys para RuPaul como apresentador e produtor), RuPaul Drag Race é o mais importante Reality de Competição há quase duas décadas.
Desde 2009, dezenas de artistas se tornaram estrelas (cinema, televisão, teatro, música e moda), ganharam visibilidade e também muito dinheiro graças às vitórias e participações no programa.
Com o sucesso, em 2012, surgiu o novo Drag Race All Star, que possibiitava aos participantes de edições anteriores uma segunda chance de vitória. A partir de 2018, a franquia passou a ser anual – tendo duas drags vencedoras no mesmo ano.

MONDO MODA relembra as vencedoras de “RuPaul’s Drag Race” (original estadunidense) e “RuPaul’s Drag Race All Stars” de 2009 a 2024.

Bebe Zahara Benet @ divulgação

2009 – Temporada 1: BeBe Zahara Benet – Nascida em Camarões e educada na França, a primeira vencedora do reality teve sua passagem marcada pela consistência e energia positiva nos desafios. Venceu Nina Flowers. Anos depois, BeBe participou do All Star 3, mas ficou em terceiro lugar.

Tyra Sanchez @ divulgação

2010 – Temporada 2: Tyra Sanchez – Chamada por Ru Paul de ‘The Other Tyra’, em referência a modelo Tyra Banks, ganhou a competição sem participar de nenhuma das batalhas de dublagem. Venceu Raven. Anos depois de sua vitória, aposentou a personagem e se retirou totalmente do universo das drags.

Raja @ divulgação

2011 – Temporada 3: Raja – Com forte inspiração no mercado da moda, a asiática-americana Raja chamou atenção desde a primeira vez que apareceu o programa. Com voz de contralto e abandonando o uso de próteses peitorais, ela mostrou ‘outra possibilidade’ na arte da Drag. Venceu Manila Luzon. Também trabalhou como maquiadora de “American’s Next Top Model’, e com Adam Lambert, Pamela Anderson, Twiggy e Iman. Ela está no páreo de All Star 7, mostrando que continua interessante e relevante.

Sharon Needles @ divulgação

2012 – Temporada 4: Sharon Needles – Numa das temporadas mais concorridas, Sharon popularizou o conceito da ‘Drag Esquisita’, apostando no estilo Punk e em maquiagens inspiradas em filmes de terror. Venceu Chad Michaels. Em 2020, um fã usou suas redes sociais para expor uma longa lista de abusos que sofreu da drag queen quando era adolescente. Ela afirmou que Sharon é uma pessoa tóxica, manipuladora, predatória, racista e abusadora física e mentalmente. Três meses depois, Sharon afirmou que as acusações serão respondidas pelos advogados.

Chad Michaels @ Divulgação

2012 All Stars 1: Chad Michaels – Meses depois de ser derrotada por Sharon Needles, Chad foi a vencedora da primeira edição que reunia algumas participantes das primeiras edição de “Drag Race”. Durante a competição, Chad mostrou que poderia ser algo maior do que a ‘imitadora’ oficial de Cher ao mostrar elegância e bom humor em seus looks. Venceu Raven, em 26 de novembro.

Jinkx Monsoon @ divulgação

2013 – Temporada 5: Jinkx Monsoon – A primeira das três autênticas comediantes do universo das Queens, ela combateu com afinco a desconfiança e o preconceito das outras participantes ao fugir do estilo Rainha da Beleza, Imitadora de Artista ou Ícone Fashion. Ainda teve que lidar com sua narcolepsia. Arrasou no Snatch Game por sua personificação da socialite Edith Bouvier Beale, além de ser dona de uma dos momentos mais icônicos da história da competição pela dublagem de Molambo No1 de Yma Sumac. Ela venceu Alaska Thunder Funk.

Bianca Del Rio @ Divulgação

2014 – Temporada 6: Bianca Del Rio – Desde que pisou no palco pela primeira vez com todas a confiança de uma vencedora, o furacão Bianca venceu três desafios e não dublou uma única vez na batalha de lip synching. Derrotou Adore Delano e Courtney Act e se tornou uma das drags mais conhecidas da franquia. 2015 – Temporada 7: Violet Chachki – Numa das mais fracas temporadas do reality, Violet se destacou pelo domínio da passarela e moda, além da forte influência do teatro Burlesco, em especial a Bettie Page. Em 2018 foi convidada a desfilar para a Moschino na Semana de Moda de Milão. Venceu Ginger Minj e Pearl.

Bob The Drag Queen @ divulgação

2016 – Temporada 8: Bob the Drag Queen – Queen que cresceu assistindo shows de queens, se tornou uma das mais carismáticas e criativas da temporada. Venceu Kim Chi e Naomi Smalls. Também se tornou uma das mais bem sucedidas, apresentando podcasts, aparecendo em TV shows, como “A Black Lady Sketch Show” e protagonizando ‘We’re Here’, da HBO ao lado de Shangela e Eureka.

Alaska Thunder Funk @ Divulgação

2016 – All Stars 2: Alaska – Três anos antes, ela tinha potencial para vencer, porém, foi vencida por Jinks Monsson. Muitos justificaram que ela errou por se aliar com duas concorrentes, posando de vingativas e deixou de focar corretamente em sua participação. Em All Star 2, voltou madura, muito melhor preparada e pronta para vencer. Derrotou Detox e Katya.

Sasha Velour @ divulgação

2017 – Temporada 9: Sasha Velour – A queen ‘intelectual’, Sacha chegou quietinha, quase discreta. Mostrava talento, mas era ofuscada pelas exuberantes Peppermint, Shea Coulee e Trinity Taylor. Aí, venceu um desafio final… Outro… E chegou ao Grande Final competindo exatamente com as três citadas. Resultado: entrou para a história do Reality como a melhor apresentação numa final. Será difícil alguém a superar.

Trixie Mattel @ divulgação

2018 – All Stars 3: Trixie Mattel – Depois da prematura derrota na Temporada 7, Trixie  voltou com ares de vencedora. Derrotou Kennedy Davenport. Na sequência, cravou hits nas paradas, co-apresentou diversas web series, protagonizou um documentário sobre Drags, lançou a linha de maquiagem Trixie Cosmetics, abriu uma bar, comprou e renovou um motel em Palm Springs. Foi jurada das duas temporadas do reality musical “Queen of The Universe” da Paramount+, escreveu livros… Está rica, bem rica!

Aquaria @ Divulgação

2018 – Temporada 10: Aquaria – A nova-iorquina de 22 anos Aquaria parecia apoiada apenas na beleza, porém, depois de três vitórias nos Maxi Desafios, começou a incomodar. Derrotou Eureka e Kameron Michaels em 28 de junho. Porém, muitos afirmam que sua vitória aconteceu pela pressão do grande número de seguidores nas redes sociais. Em março de 2022, ela se tornou a estrela do vídeo ‘Slow Song’, do The Knocks.

Monet X-Change @ divulgação

2019 All Stars 4: Monet X Change (empate) – Depois de amargar um sexto lugar na Temporada 10, Monet voltou para All Star para protagonizar o resultado mais polêmico da história do programa ao empatar com Trinity the Tuck, em 15 de fevereiro. Convidada especial ‘dubladora assina’ em All Star 5, venceu Jujubee. Ela está no páreo de All Star 7.

Trinity The Tuck @ divulgação

2019 All Stars 4: Trinity The Tuck (empate) – Terceira colocada da Temporada 9, a simpática e divertida Trinity voltou ao All Star para empatar com Monet. Também está no páreo de All Star 7. Em março passado, ela revelou-se não binária e transexual.

Yvie Oddly @ divulgação

2019 – Temporada 11: Yvie Oddly – Dona de uma divertida gargalhada e de uma incomum flexibilidade física, ela é a primeira drag a levar a coroa vencendo apenas num único desafio. Venceu Brooke Lynn Hytes. Voltou como ‘dubladora assassina’ em “All Star” 5, vencendo India Ferrah. Esteve no páreo de All Star 7.

Jaida Essence Hall @ divulgação

2020 – Temporada 12: Jaida Essence Hall – Derrotou Gigi Goode e Crystal Methyd na temporada interrompida pela pandemia e concluída em casa. Antes da vitória final, ganhou três Maxi Desafios. Esteve no páreo de All Star 7.

Shea Coulee @ divulgação

2020 – All Stars 5: Shea Coulee – Mesmo com quatro vitórias, foi derrotada por Sasha Velour no Desafio final na Temporada 9. Voltou com muita confiança. Teve duas vitórias nos Maxi Desafios e derrotou Miz Cracker e Jujubee na Final. Esteve no páreo de All Star 7.

Symone @ divulgação

2021 – Temporada 13: Symone – Aos 25 anos, derrotou Kandy Muse em 23 de abril, depois de quatro vitórias nos Maxi Desafios. A temporada foi gravada com todas as precauções pós o auge da pandemia do Covid-19.

Kylie Sonique Love em RuPaul’s Drag Race All Stars
Season 6 @ Divulgação

2021 – All Stars 6: Kylie Sonique Love – Quarto lugar na segunda temporada de “Drag Race” em 2010, ela venceu Eureka, Ginger Minj e Ra’Jah O’Hara em 2 de setembro, se tornando a primeira transexual vencedora do reality.

Willow Pill @ divulgação

2022 – Temporada 14: Willow Pill – Desde o primeiro momento que pisou no palco usando flats, senso de humor peculiar e atitude ‘Eu odeio pessoas’, Willow ganhou a simpatia de RuPaul. Venceu a ótima britânica Lady Camden. Ela sofre de cistinose – doença genética rara, identificada pela acumulação do aminoácido cistina no organismo, ocasiona lesões graves, em especial nos olhos e nos rins.

Jinkx Monsoon @ divulgação

2022 – All Star 7 – Queen of the Queens: Jinks Monsoon – Vencedora da Temporada 5, de 2013, novamente Jinkx Monsoon superou as Rainhas da Beleza, Imitadoras de Artistas, Dançarina Feroz ou Ícone Fashion ao resgatar os conceitos do bom-humor, ironia, diversão, conhecimento de cultura LGBTQIA+ e um talento inato para a comédia. Ela provou que o tempo de estrada valeu cada momento. Sua performance de Judy Garland no Snatch Game recebeu a melhor avaliação no IMDB, de 9,9. Ou seja, muito difícil alguém conseguir superar tal ranking.

Sasha Colby venceu RuPaul’s Drag Race Season 15 @ CHELSEA GUGLIELMINO for WIREIMAGE

2023 Temporada 15: Sasha Colby se tornou a primeira mulher trans a vencer o reality “RuPaul’s Drag Race”. Natural do Havaí, ela derrotou Anetra na dublagem do clássico da Disco Music “Knock the Woods”, da cantora Amii Stewart.

Jimbo @ divulgação

2023 All Star 8: Jimbo – Primeira estrangeira (canadense) premiada no All Star, Jimbo teve uma temporada brilhante (ganhou quatro Maxi Desafios). Anteriormente, ela competiu na primeira temporada de Canada’s Drag Race e na primeira de RuPaul’s Drag Race UK vs the World.

Nymphia Wind vencedora Drag Race 2024 @ ET

2024 Temporada 16: Nymphia Wind – Finalmente uma artista asiática venceu o mais premiado Reality de Competição dos EUA. Ela derrotou Sapphira Cristál e Plane Jane. Nascida em Taiwan, desde o primeiro momento que apareceu no Working Room, ela causou com o visual ligado a Bananas. Considerada meio maluca e avoada pelas competidoras… Até meio confusa, assustada e limitada. Porém, era uma estratégia. Simplesmente ela arrasou em todas as provas de design, pois é uma apaixonada por moda. Mostrou alguns dos mais elegantes visuais da temporada.


Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.