Exposição homenageia a Barbie Negra

Depois do Shopping Pátio Higienópolis (SP), a exposição Black Barbie chega ao Litoral Plaza Shopping, na Praia Grande.
A mostra homenageia os 30 anos do lançamento oficial da primeira Barbie negra em 1980.

As bonecas pertencem ao acervo do colecionador Carlos Keffer que, em 15 anos, acumulou mais de 700 exemplares, sendo 83 delas negras, formando a mais valiosa coleção do gênero no Brasil.

“Este evento é uma oportunidade de celebrar a beleza da mulher afrodescendente. O interesse pela reconstituição das raízes brasileiras passa pelo enaltecido das riquezas e da influência africana na constituição do universo feminino em nosso País. A exposição mostra bem esse aspecto”, explicou a gerente de Marketing do Litoral Plaza Shopping, Simone Ponce.

Barbie Africa @ Divulgação

As Barbies negras estão separadas em 11 grupos temáticos: Black Fever (eras Mod e Disco), África Negra (homenagem à África e afrodescendentes), Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser, Alta Temperatura: Praia Animada, Trend: Estilos Marcantes, Fashion: Passarela da Moda, Divas: Vestidos de Gala, So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje, Porcelana: Luxo e sofisticação, Princesas: Celebração da Fantasia e Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos.

Barbie Negra @ Divulgação

Entre os destaques, a apresentação da primeira Barbie e do primeiro Ken (boneco criado para ser o namorado da Barbie) negros, além de exemplares inspirados em celebridades como a cantora Diana Ross e a atriz Halle Berry.

Barbie Halle Berry @ Divulgação

A mostra também conta com uma mesa-mostruário com edições históricas de revistas, fotos e LPs que celebram ícones da beleza afro, de Zezé Motta a Michelle Obama, além de 13 fotos-destaque do fotógrafo Ricardo Schetty.

Anote: Exposição “Black Barbie” no Litoral Plaza Shopping