O trabalho com pixels do designer Cristian Zuzunaga

Texto colaborativo: Ana Paula Barros – anapaula@apbstudio.com.br

Já não é novidade que os limites entre moda, design, arte e arquitetura estão tênues, permitindo aos artistas e profissionais transitar livremente entre essas (e outras) linhas de trabalho com destreza e muita criatividade.
Neste primeiro texto optei pelo trabalho desenvolvido pelo designer espanhol Cristian Zuzunaga que de seu estúdio sediado em Londres tem se destacado com sua produção colorida inspirada em pixels para grandes empresas como Nani Marquina, Moroso, Kvadrat, entre outras. Teve também seu trabalho exposto em diversas galerias e museus, além do Salone Internazionale del Mobile (Milão) em 2010.
Graduado pelo Royal College of Art (Londres) em tipografia e design gráfico, Zuzunaga iniciou seus experimentos quando estudante, segundo ele, “We live in the digital era, conditioned by the pixel, the icon of our time (Vivemos na era digital, condicionada pelo pixel, o ícone de nosso tempo)”.
Encantou-se com a imperfeição da impressão tipográfica e a partir de macro-zoom em suas próprias fotografias, que resultam em uma compilação de pixels, inspira-se para criar padronagens para diversas aplicações, uma matéria que tem ganhado grande destaque que é o design de superfícies.
Em 2006, uma viagem para Xangai despertou o interesse de Zuzunaga para o trabalho em tecidos, uma cultura rica envolvida por arquitetura ultra-contemporânea rendeu uma nova visão ao seu trabalho. “My work focusses on the symbiotic relationship that exists between mankind and its urban environment (Meu trabalho é focado na relação simbiótica existente entre o homem e o ambiente urbano)”.
O resultado desse trabalho original e criativo pode ser conferido abaixo:
• (2007) Moroso (UK) / Kvadrat – Edição Especial “Pixellated” para o sofá de Patricia Urquiola
• (2010) Kvadrat – Coleção “Squaring of the Circle”, inspirou-se em diferentes skylines para o design de tecidos para cortinas.
• (2010) Nani Marquina – Coleção de Tapetes “Digit”
Como disse no início do post, não existem limites, as novas investigações do designer estão centradas em tecidos para roupas, em seu site é possível adquirir essas charmosas e modernas echarpes!
Saiba mais em: www.cristianzuzunaga.com