SPFW Verão 2012 | Corredores

Os corredores da Bienal de São Paulo fervilham na Semana de Moda mais importante do país. Dezenas de profissionais das mais variadas áreas da moda dividem espaço com lojistas, clientes, estudantes ou simplesmente curiosos na temporada do SPFW Verão 2012.
Alguns apostam no exotismo, se montando com os looks mais absurdos (e deliciosos) para desfilar pelos corredores, esperando a abordagem dos programas de TV que gostam de mostra-los como as ‘alegorias’ do evento. É um espaço democrático, que abriga diversas tribos, etnias, orientações sexuais e tudo mais, mas quem brilha soberana é apenas uma: a moda.

Exposições

Nesta temporada, o prédio da Bienal recebeu uma instalação com papéis reciclados na entrada do evento. O espaço ganhou um aspecto de organismo vivo, no qual as pessoas entravam, sentiam a textura que parece viva, até chegar na mega exposição da dupla de fotógrafos holandeses, Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, artistas que transitam com sucesso entre a moda e a arte.
A exposição é uma representação espacial de ‘praticamente tudo’ que eles escolheram para registrar mais de 25 anos de fotografia, de Lady Gaga a Gisele Bundchen. Impressiona pela visão contemporânea e ousada da moda. 

SPFW Verão 2012 @ MONDO MODA
No segundo piso, encontrava-se o enorme mural de grafite patrocinado pela Chilli Beans by Doze Green, onde dois artistas davam novos retoques a obra. Impressionou pela dimensão e pelo conceito da arte.
No terceiro piso – onde fica a sala de imprensa – sedia a primeira mostra do artista holandês Ruud Van Empel no Brasil, com um trabalho feito com crianças, com destaque para crianças negras. O quadro com diversas etnias é incrível.
Dos lounges, a C&A montou um dos mais movimentos. Conceitual, mas aconchegante, o espaço ofereceu café, biscoitos, água, balas e ‘dadinho (lembra daquele doce de amendoim?)’. Além disto, sofás e poltronas eram um convite para descansar entre um desfile e outro.

Design 

Como plus da temporada, logo ao lado do prédio da Bienal, a Oca recebeu o Salão Design São Paulo, com uma interessante coletânea de decoração. Em dois andares, criações dos irmãos Campana, da Firma Casa, Allê Design por Marton (com belo trabalho com metacrilato colorido), Ovo, Modernariato, Bruno Musatti e João Pedrosa, Lumini, entre outros. Palestras e encontros com badalados profissionais da área eram abertas ao público presente. No final de cada noite, rolou um coquetel.
Como cereja do bolo – que infelizmente nem foi divulgado direito, o terceiro piso acontece uma feira com algumas das mais importantes marcas do país, como Reinaldo Loureiro, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga, Neon, Alexandre Herchcovitch, entre outros, onde é possível ver algumas das peças que foram apresentadas durante a Semana de Moda (com exclusividade, vi as peças que serão exibidas na passarela da Neon e da coleção masculina do Alexandre Herchcovitch – que desfilam na tarde desta sexta-feira.
Conversei com uma das vendedoras presentes, que confirmou que o efeito passou em brancas nuvens pela imprensa e pouquíssimas pessoas foram conhecer…