Designers britânicas criam modelos usando peças do Ford Focus 2012

O Ford Focus 2012 foi a inspiração para duas jovens estilistas britânicas criarem um vestido de estilo Eduardiano e um colar.
As criações fazem parte da comemoração do 100º aniversário da Ford na Grã-Bretanha e têm a proposta de levar para o mundo da moda a visão artística dos designers de automóveis.
Cria da Maison Alexander McQueen e concorrente ao prêmio de designer do ano na Escócia, Judy Clark criou também uma capa usando duas caixas cheias de componentes fornecidas pela Ford – incluindo chaves do carro, peças do rádio e do painel, revestimentos dos bancos e duas lanternas vermelhas – além de tinta spray, tweed, couro, renda e chiffon de seda cor de diesel.
A estilista destaca a traseira do vestido de “motor”, onde os componentes menores foram costurados, numa anca com armação. Além de lanternas vermelhas penduradas na altura do quadril, o traje tem uma jaqueta estilo motoqueiro – completada por um velocímetro – criada com revestimento dos bancos.
Inspirada no período Eduardiano, ela diz que sua proposta foi criar um vestido que combina camadas femininas com mecânica industrial.
O vestido é complementado pelo colar criado pela designer inglesa Katherine Hawkins – também com peças do Ford Focus. O acessório usa mostradores, molas, botões e materiais dos bancos. A peça central do colar é um conjunto de interruptores do painel de instrumentos, com molas balançando em estilo chandelier, e mostradores e botões coloridos na parte superior.
As duas designers encararam seu desafio separadamente – uma não sabia o que a outra estava criando.