‘Exposição Anticorpos’ dos irmãos Campana no CCBB em São Paulo

Até dia 15 de janeiro é possível conferir no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo a Exposição Anticorpos – Fernando e Humberto Campana (1989 – 2009), que traz a produção dos incríveis irmãos Campana, nos últimos 20 anos.
Atualmente, Fernando e Humberto figuram entre as estrelas do design internacional. Suas peças são verdadeiros objetos de desejo que ficam no limite de objetos de arte, sendo algumas, peças de edição limitada e numeradas.
É possível observar claras referências à cultura de contrastes do nosso país. Não somente pelas cores, formas e materiais comuns utilizados, como no caso da Mesa Tatoo (1999) cujo tampo feito com ralos de PVC cria um “tapete” conforme a incidência de luz.
O ponto principal no trabalho desses dois gênios é justamente a visão e a inspiração que estes elementos proporcionam e os resultados fantásticos alcançados nesses anos de experimentações em diversos campos, desde o design de vestuários, jóias, luminárias e especialmente mobiliário.
Na exposição com cerca de 200 peças, pode-se observar grande parte de seus principais trabalhos como a Poltrona Vermelha (1993), minha grande paixão, a cadeira Anêmona (2001), o Sofá Boa (2002), algumas peças da série Sushi (2002 – 2004), entre muitos outros. Vale destacar que algumas peças foram criadas especialmente para a exposição, como um painel de colagens que agrupam as criações por temas. Outra curiosidade sobre a mostra: alguns objetos expostos são das coleções pessoais dos Campanas, isso permite uma maior aproximação do público ao universo lúdico e inventivo desses irmãos.
Firma Casa – Galeria de Arte
Aproveitando a ida a São Paulo, resolvemos estender a visita até a Firma Casa na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, pois tínhamos conhecimento da recente inauguração desse espaço que conta com projeto arquitetônico Super Limão Studio e concepção artística dos Campanas.
Fomos recebidos pelo simpático Samuel Accioli que nos acompanhou pelo espaço com informações e curiosidades sobre as peças expostas. Além disso, logo na entrada, fomos surpreendidos por uma outra exposição dos Campanas, que ficará até o dia 30 de janeiro e, conforme Samuel nos passou, será dada sequência a estas mostras, trazendo o trabalho de diversos designers representados por eles.
Serviço
Exposição Anticorpos
Data: até 15 de janeiro
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/SP – Rua Álvares Penteado, 112 – São Paulo – 11 3113-3651)
Firma Casa – Exposição Irmãos Campana
Data: até 30 de janeiro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 22h
Local: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.487 – São Paulo, 11 3068-0380)
(Colunista: Ana Paula Barros)

Um comentário

  1. Pessoas que fazem a diferença num mercado mais seletivo. Mas suas ideias acabam influenciando investidores de um público mais abrangente. Bacana!

    Curtir

Os comentários estão fechados.