A influência de Piet Mondrian na moda e decoração

Pieter Cornelis Mondrian é um dos mais importantes pintores modernistas holandeses.
Nasceu em Amesrfoort, Holanda, em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944 e fundou a corrente artística conhecida como “Neoplasticismo”.
É um movimento que se organiza em torno da necessidade de “clareza, certeza e ordem” e tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias – azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza.
O estilo artístico de Mondrian se caracteriza pelo trabalho com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares nas cores primárias, que ele considerava como as cores elementares do Universo.

Composição A – Vermelho, Azul e Amarelo

Mondrian Composição A Vermelho, Azul e Amarelo -1923 @ Reprodução
Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, é um óleo sobre tela, que mede 59,5 x 59,5 centímetros e pertence a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, em Roma. A tela exibe um cruzamento de linhas, em ângulos retos, na vertical e horizontal, que formam compartimentos assimétricos.
Dos oito compartimentos formados pelas linhas negras, cinco são variações de luz.
Nos dois extremos da variação do quadro, um retângulo (em altura) vermelho e outro (em largura) azul. Vermelho (quente), azul (frio) são os registros das variações (brancos quentes e frios) que culminam no retângulo (em altura) amarelo, a zona mais luminosa do quadro.
Sem as linhas pretas as cores se tocariam, influenciando umas nas outras. Não deve existir uma relação de força e sim relações métricas proporcionais.

Influências

Em 1965 Yves Saint Laurent produziu o vestido de jersey estampado inspirado no quadro “Composição A”, com cores primárias de Mondrian. Ele se tornou um dos vestidos mais famosos da história da moda.

A07cervo de Yves Saint-Laurent @ AFP PHOTO

Ele também influenciou outras marcas, como Diane Von Furstenberg, Moschino, Kara Ross e até a Nike, que lançou em 2008 o Dunk Mondrian.

No Brasil, a empresa gaúcha Wernes calçados lançou um scarpin preto com salto da obra Red, Blue e Yellow.

Decoração

Em 2010, a Tok Stok lançou o Urbano HYPE, que mistura influências do movimento Neoplástico de Mondrian, com o trabalho dos designers Gerrit Rietveld (com releituras das cadeiras Red Blue e da Zig Zag) e de Eero Saarinen (com releitura da mesa lateral Tulipe).

Foi o Jorge Que Fez

O jornalista, produtor de moda e designer Foi o Jorge Que Fez acaba de fazer um colar inspirado na obra Red, Blue e Yellow para a coleção do Inverno 2021. O Ateliê Foi o Jorge Que Fez foi criado em maio de 2018 pelo jornalista, produtor de moda e designer Jorge Marcelo Oliveira.

Foi o Jorge Que Fez Inverno 2021 @ Jorge Marcelo Oliveira

As biojoias utilizam o conceito do Upcycling. Antes de chegar às suas mãos, a peças de madeira são tratadas pelo wood designer Flávio Casagrande (@ateliecasagrande), que utiliza variadas técnicas da marcenaria clássica e contemporânea para dar forma e acabamento especial a cada uma.
Em seguida, elas são transformadas em joias naturais pelas mãos do designer Jorge Marcelo , sozinhas ou combinadas com Vegan Suede, Couro Sintético, Borracha Anel O’Ring, Pedras Naturais, Murano, Cristais, Pérolas Acrílicas, Abalone, ABS ou Acrílico.
O resultado são peças únicas e originas no melhor conceito do Design Autoral.


Uma resposta para “A influência de Piet Mondrian na moda e decoração”.

  1. Avatar de Eliana Barros

    perpetuar o que é bom e fazer releituras imprimindo o reflexo de um pensamento que com fundamento e história marcaram época e como numa onda reaparecem somando novas experiencias e materiais, sendo estampada na moda, decoração e modo de viver.Mondo Moda, nos traz de presente estas informações e tendencias,obrigada!

    Curtir