Cate Blanchett sem photoshop na revista ‘Intelligent Life’

A foto de Cate Blanchett para a capa da ‘Intelligent Life’ – revista de cultura e estilo de vida do jornal ‘The Economist – está causando.
Motivo: ela aparece sem Photoshop!
O editor da publicação, Tim de Lisle explicou: ‘Quando outras publicações fotografam atrizes, eles fazem um tratamento muito pesado no Photoshop, eliminando sem piedade cada ruga. A pele fica tão suave, que você se pergunta por que o fotógrafo não fez uma sessão com uma estatúa de cera. Cate Blachett, pelo contrário, aparece com roupas de trabalho, com marcas de expressão e bolsas sobre os olhos. Ela se parece como é – uma mulher de 42 anos, que passa seus dias no escritório, as noites no palco e o resto do tempo cuidando de três filhos pequenos. Não podemos ser hipócritas sobre isto, porque, como qualquer pessoa normal, estamos nos beneficiando de sua beleza e de sua qualidade de estrela. (Contudo) A foto que usamos é para tentar refletir a vida real’.
Ótima justificativa, porém, este recurso não é novo.
Há alguns anos, publicaões de moda começaram a colocar estrelas de Hollywood e modelos veteranas sem maquiagem, como uma forma de provocar uma discussão sobre o assunto. Durante um tempo, dezenas de artigos se empolgaram com a ideia. Contudo…
Em outubro de 2010, a revista Marie Claire americana colocou a cantora Jessica Simpson na capa sem maquiagem e sem retoques. Resultado: a edição teve a pior venda daquele ano!
Triste ou não, as leitoras não querem ver mulheres reais nas publicações de moda ou beleza. Elas querem o sonho, a fantasia e o ideal de glamour que o cotidiano não possibilita. Sempre é importante levantar estes questionamentos, mas, até este momento, nada irá mudar. 

Um comentário

  1. Então Marcelo, até para isto (retoques) existe “moda”. E esta “sem photoshop” já está “saturando” para ser educado. Digo sempre o seguinte: O cérebro humano tem “filtros” que a camera fotográfica não tem, ela é implacável. Aí usamos o photoshop para deixar a foto mais parecida com a realidade. Uma mulher linda continua sendo linda, com ruguinhas, pequenas estrias, um pouquinho de celulite. Ninguém vai se encontrar com a Cate Blanchett e ficar olhando com esta lupa. Nossos olhos perdoam muita coisa que a camera não perdoa.
    O que vale é o bom senso para que não aconteçam exageros.
    Abs

Os comentários estão fechados.