Semanas de Moda – Inverno 2013 – SPFW – Terceiro Dia

Glória Coelho, Alexandre Herchcovitch, Maria Garcia, R. Rosner, FORUM e Vitorino Campos apresentaram a coleção do Inverno 2013 no Terceiro Dia do SPFW.
O consultor de moda Leonardo Sodini preparou um balanço do dia, especialmente para MONDO MODA.
Glória CoelhoA estilista Glória Coelho buscou informações nos bósons de higgs, as tais particulas com spin inteiro (?) , cuja imagem final remete a feixes de luz, um dos padrões apresentado em seus looks do seu inverno 2013. Coleção com aspecto geométrico, em bonitos vestidos dos looks iniciais inspirados em Sonia Delaunay, pintora e designer russa – francesa , nascida na Ucrânia em 1885. Na sequência vem com looks urbanos em vestidos em lã cinza casadinha com couro no mesmo tom cinza, elegantes.
Assim como a boa ( e nova ) modelagem de seus paletós com mangas e cavas (des)estruturadas. Calças compridas, na tradicional e acertadíssima modelagem da label, conjugam muito bem nesta apresentação, explorando o masculino-feminino, um dos hits da estação.
Alexandre HerchcovitchLinda, feminina, especial, elegante e retrô. Tantos atributos à esta coleção do enfant terrible da moda brasileira. Alexandre aciona sua impecável alfaiataria como nunca para estes 31 looks apresentados em 27 vestidos e apenas quatro looks em calças compridas. Para os importantes vestidos, a presença de volumes na cintura insinuando pepluns, mas rebeldes pepluns. São volumes conquistados por amarrações de tecidos, como se fossem camisas ou tricots amarrados sobre lindos vestidos com breve perfume da era New Look de Dior.
Ora lisos, ora florais ou listrados, a cartela de cores apresenta offs, vermelho, cinzas, preto, ferrugem e um ouro velho. Os materiais são de primeira linha como georgette e musseline em seda pura com suaves bordados de miçangas e/ou cristais e também o nobre cetim duchese.
Maria GarciaComercial e com a qualidade estampada em suas peças! É assim a marca de Clô Orozco que retorna e retoma seu lugar nas passarelas da SPFW, após um periodo sabático para estruturações internas. A Maria Garcia volta a se apresentar mais madura; a jovem que era o foco da label, com caracteristicas até rebeldes esta formada e evoluiu sabendo o que quer vestir!
Esta coleção inverno 2013 vem colorida, mas a cartela é cool: pistaches secos, queimados rouges, bordôs, nudes, rosês e cinzas em bons coordenados com pegada easywear. Destaque para os dois looks em veludo vinho: um costume – calça, paletó e colete e um tubo com colete, extremamente bem cortados, elegantes até!
R. RosnerRodrigo Rosner faz moda festa, rica, decorada… e exagerada. Esta TUDO-LÁ-AGORA e em 15 looks, apresentou cetim, organza, zibeline, camurça, pele sintética devorês e rendas, chiffon, etc, etc, em volumes contraditórios. O make com olhos vermelhos, errado, conferiu um olhar pesado, nada jovem, nada fresco.
FORUM Confesso que quando comecei a ver as imagens do desfile da FORUM, inverno 2013, imaginei o verão 13 ou que fosse continuidade desta coleção, p.p. Também pudera: o trabalho de estamparia é do mesmo artista plástico, Filipe Jardim e perfumado, à exaustão, com o mesmo tropicalismo.
As peças da FORUM, todos sabemos, tem qualidade, acabamento, ótimos tecidos, em vestidos, jaquetas e saias, coats e shorts que atribuem pontos positivos ao biotipo da mulher brasileira, mas.. Já vimos esta coleção!
Na minha leitura, styling errado para o uso dos chapéus em feltro com aba larga supostamente coordenados à peças tão leves, além das recentes imagens que ficaram do desfile de Hedi Slimane para seu debut na Saint Laurent ou YSL! Imagem exploradíssima… E desgastada!
Vitorino CamposO melhor desta edição do SPFW, edição inverno 13! Peças elegantes e intercambiáveis com breve conceito minimal e de extrema elegância fez o jet setter se levantar!
A roupa que se imagina para mulheres com allure. Adoravel cartela de cores: areia, off-white, prata, vinho, marrom e grafites assim como a sequência das peças em seda listradas areia e marrom. Ótimas jaquetas com mangas estruturadas em casulo, coats e calças, cocktail dress !
O estilista baiano conquista com esta segunda apresentação e trabalho bem feito, o respeito de feras do mercado e da mídia especializada.
Boa semente plantada, vai render ótimos frutos!
(Fotos: Márcio Madeira)