Espaço Arte recebe obras de Vera Figueiredo

Vera Figueiredo - Exposição Impressões
Vera Figueiredo – Exposição Impressões

Obras da artista plástica Vera Figueiredo abrem a segunda temporada de exposições do Espaço Arte, no Ateliê Revestimentos, em Campinas.

Inspirada no universo feminino indiano, ela expõe fotografias e gravuras que compõem a mostra “Impressões”, que conta com curadoria de Luzia Castañeda.
As obras da exposição foram criadas a partir de um registro fotográfico da viagem da artista à Índia. Fascinada pela beleza das mulheres indianas, suas vestimentas e elegância, Vera decidiu prestar uma homenagem a essas mulheres e traduzir as impressões que elas lhe causaram através de matrizes de papelão revestidas de várias texturas que foram fotografadas em ambientes distintos.
A mostra será aberta a visitação pública no dia 8 de março.
Vera Figueiredo - Exposição Impressões
Vera Figueiredo – Exposição Impressões
Bate-papo
Para falar sobre o processo criativo das obras que compõem a mostra “Impressões” e também sobre o percurso biográfico da artista, o Espaço Arte promove um bate-papo com Vera Figueiredo no dia 4 de abril, das 19h às 21h.
A ideia é estimular a interação do público com a artista e fazer da arte um assunto leve e acessível. “Queremos que o público se envolva mais com a arte, que discuta, comente e consiga acompanhar um processo criativo. Pois, essa nova mostra, que ocupa o Espaço Arte, parte da inspiração que Vera Figueiredo teve ao fotografar as mulheres na Índia para criar as gravuras, as matrizes e as novas fotos. O que foi criado primeiro? qual foi a sequencia de inspiração? Será que a arte se prescinde de um tempo linear? Com certeza essas e outras questões serão desvendadas no bate-papo com a artista”, explica a curadora Luzia Castañeda.
Vera Figueiredo - Exposição Impressões
Vera Figueiredo – Exposição Impressões
A Artista
Vera Figueiredo, após 35 anos de dedicação à docência e à pesquisa em Matemática na Unicamp, envolveu-se com as Artes. É autora do livro infantil “Jardim de Aninha”, editado em 2005 pela Autores Associados, com ilustrações em tear. Frequentou os cursos de aperfeiçoamento em Artes Visuais/Unicamp em 2007 e Arte Contemporânea/Arquitec em 2008. Recebeu menção honrosa em obras de instalação e fotografia e o prêmio aquisitivo por suas aquarelas no Salão de Vinhedo em 2011. Atualmente transita entre fotografia e gravura.
Serviço
Eosição: “Impressões”, de Vera Figueiredo
Data: 08/03 a 07/05
Local: Espaço Arte – Ateliê Revestimento (Rua Conceição, 1.111, Cambuí, Campinas – SP)
Entrada franca.