A exposição Punk: Chaos to Couture no The Metropolitan Museum de Nova York

Exposição Punk Chaos To Couture - MET 2013 @ Foto Betty Sze 1)
A exposição Punk: Chaos to Couture acontece até 11 de agosto, no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art de Nova York.
O baile – chamado de MET Gala 2013 – aconteceu na segunda-feira, 06 de maio e reuniu estrelas de Hollywood, cantoras, modelos, estilistas, milionárias e demais que pagaram 25 mil dólares pelo convite – com direito a coquetel, jantar, shows musicais e visita exclusiva à exposição – que seria aberta ao público no dia seguinte.
Rooney Mara, Lauren Santo Domingo, Riccardo Tisci e Anna Wintour fazem parte da comissão organizadora, que tem curadoria de Andrew Bolton e consultoria criativa do fotógrafo Nick Knight.
Dividido em cinco seções (Heróis Rebeldes, Pavilhões da Anarquia e da Elegância, Punk Couture, Estilo DiY e A Moda da Destruição), a programação conta com 100 nomes da moda, que, a partir do meio da década de 70, usaram elementos deste movimento em suas coleções, como o uso de spikes, alfinetes, pregos, lâminas de barbear, entre outras.
No artigo publicado esta semana no MONDO MODA, Alice Coys desvenda o universo dos jovens rebeldes dos anos 70, que eram contrários a política econômica inglesa e transportaram para as roupas seu inconformismo.
Encontraram na estilista Vivienne Westwood e no músico Malcom McLaren os porta-vozes desta inquietação – responsáveis pelos figurinos usados pela banda Sex Pistols, rapidamente disseminaram a estética punk. Foi um grande momento o qual a roupa ganhou foi usada como instrumento de protesto.
A estética influenciou diversos estilistas, como Alexander McQueen e Gianne Versace, que se tornaram seus fiés seguidores.
Por isto e por outros motivos, como fonte de pesquisa sobre a influência da moda usada nas ruas, da importância do movimento jovem e  do questionamento de padrões estéticos, transformam a exposição no evento obrigatório de 2013.

(Fotos: Betty Sze para o site Models.com)