Ana Paula Barros visita a CASA FOA 2013

Inaugurada no último dia 04 de outubro, a mostra de design portenho Casa Foa celebra sua 30ª edição em um prédio histórico que estava abandonado e foi restaurado, no centro da cidade.

A mostra acontece no edifício neoclássico Banco Tornquist (Calle Bartolomé Mitre 559/31), de grande importância arquitetônica na cidade, construído em 1926, projeto do arquiteto argentino Alejandro Bustillo.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (1)

Neste ano, 43 ambientes se dividem em dois andares, em cerca de 4.000m².

Na bilheteria organizou-se uma exposição de maquetes das fachadas onde têm-se uma interessante linha do tempo dos prédios que sediaram a mostra em todos esses anos.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (2) Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (3)

Minha visita aconteceu no dia de abertura e eis alguns espaços que mais me chamaram a atenção.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (4)

Ambiente 3 – Showroom de Empresas – Arq. Juan Caram | Arq. Diego Segoura

Em um ambiente parcialmente escuro, trabalhou-se com uma estrutura colorida, sendo cada faixa destinada a destacar os patrocinadores oficiais do evento, com a iluminação bem pontual e focada na área de exibição. Uma forma inusitada de apresentar os parceiros que possibilitam a realização da mostra.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (5) Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (6)

Ambiente 6 – Casa FOA Eclectico – Designer de Interiores Alfred Fellinger | Team Fellinger

Um amplo hall apresentando uma mistura de estilos onde percebia-se o resgate de uma linguagem clássica na composição do espaço observada na simetria e repetição de elemento, nos lustres e nas paredes revestidas em madeira, valorizando a memória do edifício e trazendo elementos contemporâneos pontuados por obras de arte, uma escultura no teto centralizada no espaço e o carpete com um grafismo contrastante.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (7)

Ambiente 11 – Comedor – Arq. Gabriela Barrionuevo | Arq. Adriana Sierchuk

Uma grande mesa com pés torneados circundada por cadeiras com design moderno de Verner Panton na cor prata. O teto original foi mantido, mas ganhou um rebaixo para distribuir os sete pendentes geométricos “Franco”, em diferentes alturas e tamanhos – são os destaques desse ambiente.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (8)

Ambiente 23 – La Boulangerie – María Zunino | Arq. Geraldine Grillo

Na minha opinião o melhor espaço. Espelhos revestindo o teto e paredes eliminam os limites do espaço. A organização do layout de acordo com as atividades (bancada do padeiro, área de espera para o forno e exposição dos pães) de forma linear assim como o desenho das “prateleiras” com estrutura em cobre, piso-teto que tiram a referência do pé-direito e conferem uma racionalidade visual ao ambiente interrompida pelo reflexo do revestimento cerâmico em padronagem tipo chevron. O highlight complementar: o cheirinho de pão fresquinho. Quem não gosta?

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (9) Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (10)

Ambiente 26 – Lobby – Arq. Jorge Muradas | Eliana Elesgaray

As paredes e tetos originais foram mantidos e receberam apenas uma pintura branca. O layout é definido por um amplo sofá modular em linha curva, que circunda o pendente “Aranha”. Os móveis e objetos em tons neutros (cinzas, branco e preto), novamente destacando-se o grafismo impresso no desenho do tapete.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (12)

Ambiente 33 – Una Virtualidad Real – Zelmira Frers | Michele Parisier | Julieta Barrionuevo

O ambiente mais ousado, em uma linguagem minimalista, sem exploração de materiais e revestimentos diversos, uma linha contínua configura (virtualmente) o espaço de uma cozinha e lavanderia. Sem um layout padrão, as funções e atividades se organizam no ambiente de forma aleatória. É inevitável seguir o caminho traçado com os olhos, buscando as conexões e continuidade no desenho.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (15) Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (16)

Ambiente 43 – Wine Bar Trapiche – Arq. Julio Oropel

Quatro grandes colunas presentes no espaço foram incorporadas ao projeto: amplas e contínuas bancadas em formas orgânicas envolvem esses elementos circundadas pelos bancos “Bisonte”. Nas paredes e no piso observa-se grafismos que lembram topografias.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (19)

Coisas Bacanas de Se Ver:

1)      Os questionamentos trazidos sobre consumos e reaproveitamento por Cristina Le Mehaute (ela mesma ali no canto da foto) no ambiente 24, Consumo cuidado?

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (11)

2)      As projeções em cima da cama no ambiente 29, Dormitorio Hombre de Negocios de Walter Russo, Ximena Yablonka e Sol Galeano.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (14)

3)      Diversas instalações criando estruturas tridimensionais apresentando as universidades que apoiam a mostra no Patio de las Universidades

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (13)

4)      No ambiente 35, uma instalação traz informações do governo de Buenos Aires sobre os planos de melhorias e revitalização do centro. Chamou a atenção o fato de ser um serviço público de prestação de contas à população integrado a um evento de arquitetura e decoração em que houve uma preocupação em se apresentar um design de qualidade, tanto gráfico quanto de interiores.

Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (17) Casa Foa 2013 @ Foto Ana Paula Barros (18)

A Casa Foa 2013 termina no dia 10 de novembro.

(Artigo colaborativo da arquiteta Ana Paula Barros – confira seus trabalhos no site Ana Paula Barros Studio – Arquitetura + Design)

Um comentário

  1. Ficou barbara a matéria. Os ambientes citados também foram os que eu mais gostei. Parabéns Ana.

    Curtir

Os comentários estão fechados.