Menina negra estrela campanha do Natal 2014 do JK Iguatemi

jk iguatemi campanha de natal 2014Gostei da campanha do Natal 2014 do JK Iguatemi.

Estrelado pelas loiras Martha Streck e Josefina Cisternas, a foto também conta com a presença de uma linda menina negra. Ela garantiu a diferença neste tipo de campanha de shopping voltada a classe AA e A.

Nunca me esqueço de um episódio que aconteceu, há um bom tempo atrás. Na época, eu fazia a produção de figurinos para campanhas publicitárias de vários shoppings. Uma vez, numa reunião que não estava presente, o diretor de cena sugeriu colocar modelos negros ao lado da grande quantidade de brancos que iria aparecer na campanha. A gerente de marketing de shopping respondeu: ‘Negro não é o consumidor típico do nosso empreendimento. Portanto, não tem sentido de aparecer na campanha’.

Pois é… Quando me contaram, fiquei muito irritado, mas fui obrigado a engolir e ainda sorrir para a v… no dia das filmagens…

O que aconteceu, infelizmente, não era muito incomum. Durante anos, este foi o pensamento endossado pelo mercado publicitário que, trabalha com estereótipos. Mas não pense que alguma coisa mudou radicalmente, pois alguém se lembra de algum negro fazendo campanha para carro ou perfume importado, bolsa, joias, roupas…? Eles estão presentes, isto sim, em campanhas para fast fashion, magazines, governos e lojas voltadas a classe C.

O pensamento do mercado publicitário reflete o que o brasileiro pensa: no Brasil, negro só é reconhecido em funções que não exigem ensino superior. Entenda: é o pensamento, mas não é a regra. O Joaquim Barbosa é nosso melhor exemplo que, sim, negros estão em todas as esferas sociais.

Assim, é salutar quando uma empresa, como o Shopping JK Iguatemi, coloca uma modelo negra em suas campanhas (ano passado, outra modelo negra também estava presente). 

Nestes momentos, surge uma pequena esperança que alguma está mudando… Mas ainda é muito pouco para celebrar!

(Artigo: Jorge Marcelo Oliveira)