SAG Awards 2014 | Vencedores

SAG 2014 Lupita Nyong'o Melhor Atriz Coadjuvante por 12 Anos Como Escravo
SAG 2014 Lupita Nyong’o Melhor Atriz Coadjuvante por 12 Anos Como Escravo @ Foto APP

O primeiro ponto que se destaca na premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (Screen Actors Guild), o SAG 2014, que aconteceu no sábado, 18 de janeiro, no Shrine Exposition Center, em Los Angeles, é o dinamismo.

São treze categorias de atuações de atores em cinema e televisão (divididos em séries de drama e comédia e mini-série ou filme p/TV), entregues de uma forma rápida e prática. Não tem apresentador engraçadinho (às vezes, nem isto) ou números musicais. Eventualmente, algum vencedor mais empolgado ultrapassa os 30 segundos de agradecimento, mas, de uma forma geral, é uma premiação rápida, de umas duas horas (levando-se em conta que o Oscar pode chegar a quatro horas…).

SAG 2014 Jared Leto melhor ator coadjuvante por O Clube de Compras de Dallas @ Foto APP
SAG 2014 Jared Leto melhor ator coadjuvante por O Clube de Compras de Dallas @ Foto APP

Na temporada de prêmios, o SAG funciona com um termômetro para o Oscar, afinal, boa parte dos associados do sindicato são os mesmos que votam na Academia. Claro que, Oscar é premiação da indústria do cinema. O detalhe ‘melhor’ muitas vezes nem entra no mérito – vide as bizarras premiações de Sandra Bullock, Reese Witherspoon, Gwyneth Paltrow…

Enfim… Este ano, a noite começou com a vitória surpresa da estreante Lupita Nyong’o, que levou o prêmio de atriz coadjuvante em ‘12 Anos Como Escravo’, derrotando Jennifer Lawrence, que virou a estrela do momento em Hollywood. Lupita fez um emocionado discurso, onde lembrou seu curso de teatro em Yale e fez questão de alfinetar o Globo de Ouro (que foi derrotada), com a frase: “Ser reconhecida pelos meus colegas é a maior honra de todas, e quero agradecer a todos vocês”.

SAG 2014 Matthew McConaughey - melhor ator por O Clube de Compras de Dallas @ Foto Eonline
SAG 2014 Matthew McConaughey – melhor ator por O Clube de Compras de Dallas @ Foto Eonline

Sem muito surpresa, Jared Leto levou o prêmio de ator coadjuvante pela emocionante atuação em Clube de Compras de Dallas, que também premiou Matthew McConaughey como melhor ator, que, já se tornou a ‘volta’ do ano. Depois de ser uma promessa em 1996 por ‘Tempo de Matar’, fez uma sucessão de escolhas erradas, foi envelhecendo e sumindo. Neste ano, ele acaba de estrelar a série para a HBO ‘True Detective’, ao lado de Woody Harrison. Entenda: apesar do excelente momento das séries de TV, não é um lugar preferido para quem deseja ser um astro de cinema, certo? Enfim… Com estas premiações, quem sabe ele volta a ser um ator respeitado?

SAG 2014 Cate Blanchett melhor atriz por Blue Jasmine @ Foto APP
SAG 2014 Cate Blanchett melhor atriz por Blue Jasmine @ Foto APP

Confirmando as espectativas, Cate Blanchett levou o prêmio de melhor atriz em Blue Jasmine. Se não acontecer alguma coisa bizarra no domingo, 02 de março, o Oscar também será seu.

Fechando a noite, Trapaça ganhou o SAG como melhor elenco – em detrimento a 12 Anos Como Escravo, que era o favorito

Confira os premiados

CINEMA

Elenco: Trapaça

Ator: Matthew McConaughey (Dallas Buyers Club)

Atriz: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Ator Coadjuvante: Jared Leto (O Clube de Compras de Dallas)

Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong’o (12 Anos Como Escravo)

TELEVISÃO

Elenco – Série Dramática: Breaking Bad

Ator em Série Dramática: Bryan Cranston (Breaking Bad)

Atriz em Série Dramática: Maggie Smith (Downton Abbey)

Elenco – Série Comédia: Modern Family

Ator em Série Comédia: Ty Burrell (Modern Family)

Atriz em Série Comédia: Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Ator em filme feito p/TV ou Minissérie: Michael Douglas (Behind the Candelabra)

Atriz em filme feito p/TV ou Minissérie: Helen Mirren (Phil Spector)