Exposição de Luciane Kunde na Estação Cultura de Campinas

Exposição Luciane Kunde @ Foto Divulgação
Exposição Luciane Kunde @ Foto Divulgação

A exposição de esculturas em papel machê por Luciane Kunde será aberta no sábado, 15 de março, na plataforma da Estação Cultura de Campinas.

Luciane Kunde trabalha com papel machê há 18 anos e foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura.

As cinco esculturas foram elaboradas com jornal e outros tipos de papéis. São figuras que apresentam, ao mesmo tempo, características não realistas e outras bem realistas em alguns aspectos, contemporâneas, com inspirações de diferentes épocas. “Para que as figuras ficassem acessíveis aos visitantes, queria que elas estivessem inseridas em um ambiente real, onde o público pudesse interagir, observar o material e conhecer um pouco do processo. A Estação Cultura me pareceu perfeito, pela beleza, memória e por ser aberta”, diz a artista.

Exposição Luciane Kunde @ Foto Divulgação
Exposição Luciane Kunde @ Foto Divulgação

De acordo com a artista, o aprimoramento da técnica do papel machê veio com a prática, com pesquisas e em especial para este trabalho, com influências de outros artistas, como William Kentridge e Jurga, para citar dois. “O primeiro por utilizar diversas técnicas, das quais destaco as esculturas em jornal e impressões sobre páginas de livros. A segunda eu conheci recentemente pela internet, que tem um belo trabalho de esculturas figurativas humanas feitas em argila e bronze”, comenta Luciane.

A exposição acontece de 15 de março a 14 de abril.

Entrada franca.