Mostra de Cinema e Moda na Campinas Decor 2014

Uma mostra que reúne moda, música e cinema promete agitar o cenário cultural da Campinas Decor 2014, que acontece de 25 de abril a 14 de junho, numa casarão no bairro Jardim das Paineiras, em Campinas.
No espaço Home Cinema, assinado pela arquiteta Roseana Monteiro e pela designer de interiores Vani Mazoni, o jornalista, produtor de moda e editor do site MONDO MODA, Jorge Marcelo Oliveira apresentará a Mostra de Cinema Campinas Decor 2014, com uma seleção de filmes que retratam a moda em determinados períodos do século XX.
Na programação, Chicago (Anos 20), Victor/Victoria (Anos 30), Cinderela em Paris (Anos 50), Hairspray (Anos 60 – início), Hair (Anos 60 – final), Os Embalos de Sábado à Noite (Anos 70) e Flashdance (Anos 80).
O evento foi pensado para aproveitar melhor o período de exposição – além de oferecer algumas ideias para quem vai montar sua casa ou melhorar seu home, mas também levando cultura aos visitantes.
“Pensamos em passar algo diferente do que apenas o conforto do ambiente. Quem não gosta de uma sessão de cinema com pipoca e ainda aprender um pouco sobre moda?”, comenta Vani.
A mostra acontecerá nas terças-feiras, a partir das 19h30 com vagas limitadas.
Confira a programação:
O filme 'Chicago' se passa em 1927 @ Divulgação
O filme ‘Chicago’ se passa em 1927 @ Divulgação

Terça-feira, 29 de abril – Anos 20 – Chicago

Sinopse – Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) é a estrela da boate onde trabalha. Após matar seu marido, ela entra em uma seleta lista de assassinas de Chicago, a qual é controlada por Billy Flynn (Richard Gere), um advogado que busca sempre se aproveitar ao máximo da situação. Ao contrário do se esperava, o assassinato faz com que a fama de Velma cresça ainda mais, tornando-a uma verdadeira celebridade do showbizz. Enquanto isso a aspirante a cantora Roxie Hart (Renée Zellweger) sonha com um mundo de glamour e fama, até que mata seu namorado após uma briga. Billy fica sabendo do crime e decide adiar ao máximo o julgamento de Velma, de forma a poder explorar os dois assassinatos ao máximo nos jornais. Assim como ocorreu com Velma, Roxie também se torna uma estrela por causa de seu crime cometido, iniciando uma disputa entre as duas pelo posto de maior celebridade do meio artístico.
O filme 'Victor ou Victoria?' se passa em 1934 @ Divulgação
O filme ‘Victor ou Victoria?’ se passa em 1934 @ Divulgação

Terça-feira, 06 de maio – Anos 30 – Victor ou Victoria?

Sinopse – Paris, 1934. Victoria Grant (Julie Andrews) é uma cantora lírica desempregada que conhece Carroll Todd (Robert Preston), um cantor homossexual, recentemente demitido. Juntos eles articulam um plano, no qual ela se faz passar pelo Conde Victor Grezhinski, que é um transformista para estrelar um espetáculo musical numa famosa casa de shows da cidade. Mas surge um problema quando ela se apaixona pelo gângster King Marchand (James Garner) e passa pelo dilema de declarar seu amor ou manter a farsa.
Audrey Hepburn em 'Cinderela em Paris', de 1957 @ Divulgação
Audrey Hepburn em ‘Cinderela em Paris’, de 1957 @ Divulgação

Terça-feira, 13 de maio – Anos 50 – Cinderela em Paris

Sinopse – Um famoso fotógrafo de moda, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um “novo rosto”. Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda, pois poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas ideias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem em Paris as coisas não correm como o planejado.
'Hairspray' retrata o tumultuado ano de 1962 @ Divulgação
‘Hairspray’ retrata o tumultuado ano de 1962 @ Divulgação

Terça-feira, 20 de maio – Anos 60 (início) – Hairspray, Em Busca da Fama

Sinopse- 1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no “The Corny Collins Show”, o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas passam também a disputar o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto duelam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.
Contracultura de 1968 em 'Hair' @ Divulgação
Contracultura de 1968 em ‘Hair’ @ Divulgação

Terça-feira, 27 de maio – Anos 60 (final) – Hair

Sinopse – Claude (John Savage), um jovem do Oklahoma que foi recrutado para a guerra do Vietnã, é “adotado” em Nova York por um grupo de hippies comandados por Berger (Treat Williams), que como seus amigos tem conceitos nada convencionais sobre o comportamento social e tenta convencê-lo dos absurdos da atual sociedade. Lá Claude também se apaixona por Sheila (Beverly D’Angelo), uma jovem proveniente de uma rica família.
John Travolta virou astro internacional com 'Os Embalos de Sábado à Noite, de 1977  @ Divulgação
John Travolta virou astro internacional com ‘Os Embalos de Sábado à Noite, de 1977 @ Divulgação

Terça-feira, 03 de junho – Anos 70 – Os Embalos de Sábado à Noite

Sinopse – 1978 – Tony Manero (John Travolta), um jovem do Brooklyn e excelente dançarino de disco music, só encontra significado na vida nas pistas de dança, pois passar a semana trabalhando em uma loja de tintas não o gratifica de forma nenhuma. Assim, cada sábado, ele passa por um ritual de beleza e se joga nas pistas de ua Discoteca, onde é um verdadeiro rei. Sob a influência de seu irmão, um padre frustrado, e de Stephanie (Karen Lynn Gorney), sua parceira de dança, começa a questionar a maneira como encara a vida e a limitação de suas perspectivas. Paralelamente Tony vive uma crise amorosa, enquanto se prepara para participar de um concurso que pode abrir outras portas em sua vida.
Jennifer Beals em 'Flashdance' de 1983 @ Divulgação
Jennifer Beals em ‘Flashdance’ de 1983 @ Divulgação

Terça-feira, 10 de junho – Anos 80 – Flashdance

Sinopse – Alex Owens (Jennifer Beals) é uma jovem de 18 anos, que, mora numa galpão com seu cachorro Grunt. Apesar do sonho em ser bailarina, para seguir os passos da avó, ela ser vira como pode. Durante o dia, é operária de uma aciaria e a noite é dançarina no Mawby’s – um bar com shows ao vivo. Numa noite, Alex é paquerada  por Nick Hurley (Michael Nouri), o proprietário da aciaria que ela trabalha. Entre idas e vindas, começam a namorar. Graças a um incidente familiar, finalmente, ela resolve participar da audição num conservatório de dança.
Serviço:
Campinas Decor 2014
Data: de 25 de abril a 15 de junho de 2014
Horários: terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h (bilheteria fecha sempre às 21h)
Local: Rua Dr. João Alves dos Santos, 200, Jardim das Paineiras, Campinas. (19) 3255-7744