Ana Paula Barros destaca cinco ambientes da Campinas Decor 2014

Na reta final (a mostra termina no dia 15 de junho), a 19ª. edição Campinas Decor surpreendeu-me agradavelmente.
Uma casa com uma fachada imponente já encanta de início pela revoada de borboletas, uma proposta ousada e criativa da arquiteta Patrícia Forte e do designer Thiago Soares.
A missão de elencar os cinco destaques a qual sou incumbida anualmente pelo querido editor Jorge Marcelo Oliveira, este ano esteve ainda mais difícil.
No geral, a mostra está muito bem montada. Os ambientes estão menores e isso traz mais desafios à criatividade. Soluções excelentes de aproveitamento de espaços são pontos comuns, em especial no Bar da Família da arquiteta Andrea Ottoni.
Observei uma maior utilização de grafismos, estampas, cores e texturas, que enriquece demais as composições como no ambiente da arquiteta Adriana Bellão, o Quarto Nós Dois (o qual adorei o nome também).
Procurei manter a ordem de visitação para listar os ambientes que, na minha visão, se sobressaíram pelas soluções projetuais, estéticas e temática:
Campinas Decor 2014 - Living @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2014 – Living @ Foto Leandro Farchi
Living – Kátia El Badouy
Uma surpresa ter o preto como pano de fundo nesse living, e outros tons sóbrios e profundos, pontuando sobretons. A arquiteta criou um espaço sofisticado e aconchegante, inspirado no hobbie do dono da casa, o hipismo, e traduziu esses elementos em texturas diversas, com destaque para o painel com tachas douradas, a composição de proporções com um longo sofá em linhas bem contemporâneas e um lustre clássico lateral. A telas e objetos de arte mesclando peças com linhas contemporâneas e linhas antigas, além dos grafismos nos tecidos destacaram-se na ambientação e fecharam com uma chave dourada (uma das cores que se destaca) o contexto.
Campinas Decor 2014_Sala de Vinhos @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2014 – Sala de Vinhos @ Foto Leandro Farchi
Sala de Vinho – Fernanda Catarine Gonçalves e Eliane Ferrari Cardoso
Daqueles espaços que você perde um bom tempo para conseguir apreciar, assim como um bom vinho. Com uma mescla de materiais rústicos como a madeira e um a imitação de cortiça no forro em contraponto com uma moderna cave climatizada. O preto e branco são as cores bases na qual se destacam os tons quentes de móveis e objetos. As profissionais ousaram na composição das estampas e na ambientação (escolha cuidadosa dos quadros e telas) o que resultou um espaço extremamente aconchegante e informal.
Campinas Decor 2014 - Café Retrô @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2014 – Café Retrô @ Foto Leandro Farchi
Café Retrô – Maycon Flamarion
Ao passar pela cortina, seguindo o aroma do café, a primeira reação a se ter ao vislumbrar o ambiente é: UAU! Leva-se um tempo para apreender e entender todo o mix que o arquiteto propôs. Para isso, vale a pausa acompanhada de um café com doce de leite para observar melhor. O grande destaque é a cortina com uma estampa de folhagens, ultra-retrô que leva qualquer um a uma outra década (na qual eu não era nem nascida, mas sei que existiu). A organização do espaço cria pequenos e aconchegantes lounges cada qual com uma surpresa mas ao mesmo tempo todos muito intimistas. A paleta de cores, as estampas e linhas dos móveis contrastam com as linhas retas e contemporâneas do balcão. Um equilíbrio bem construído entre referências passadas e atuais. Aproveite!
Campinas Decor 2014 -Spa da Piscina @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2014 -Spa da Piscina @ Foto Leandro Farchi
Spa da Piscina – Anderson Leite
Bem-estar e relax: esses são os dois sentimentos despertados assim que se entra no ambiente. Dá vontade de colocar o roupão e curtir o espaço composto por distintas atividades: uma convidativa banheira para banhos de imersão com aromas exóticos, uma aconchegante poltrona para uma boa leitura, ofurô, área de banho com uma linda vista, enfim, um ambiente completo e cuidadosamente ambientado pela visão apurada do arquiteto que, na minha opinião, é um dos destaques quando se pensa em mix de estilos. Um espaço rico em detalhes, como os recortes e gravações nas pedras, as estampas, texturas e cores contrastantes, a irreverência nas composições das telas. Uma iluminação bem pontuada que valoriza ainda mais a decoração.
Campinas Decor 2014 - Restaurante @ Foto Leandro Farchi
Campinas Decor 2014 – Restaurante @ Foto Leandro Farchi
Restaurante – Fernando Consoni, Fernanda Antunes, Herbert Faustino
Uma estrutura metálica aparente em dois andares construída para o evento abriga o restaurante com atmosfera gringa. Não sei se pela trilha sonora quando visitei (um eletrotango), se pelo clima frio que estava no dia, mas me senti em terras estrangeiras. Destaque para a instalação de guarda-chuvas pendurados no pé-direito duplo, que deixam o ambiente ainda mais descolado. O piso em pedras em mosaico, as paredes revestidas em uma textura de concreto aparente, as ripas de madeira no forro, o móvel em madeira com palha e a textura das cortinas complementam a linguagem rústico-chic do ambiente. A exposição linda de fotos de Léo Faria, algumas em tons vivos, azuis e terrosos, pontuam com cores vivas o espaço. Certamente voltarei para passar mais um tempinho por lá e saborear o cardápio que ouvi dizer que está imperdível.
Para finalizar, gostaria de parabenizar todos os profissionais envolvidos na concretização da mostra. Quem já participou conhece todo o empenho e dedicação necessários para que os projetos se realizem.
(Artigo da arquiteta e designer de interiores Ana Paula Barros – especial para o MONDO MODA)

2 comentários

Os comentários estão fechados.