Márcia Novaes apresenta a exposição individual Infiorescenza

Marcia Novaes @ Divulgação
Marcia Novaes @ Divulgação
A artista plástica e paisagista Márcia Novaes apresenta a exposição individual Infiorescenza na quarta-feira, 17 de setembro, na loja Tidelli, no bairro Nova Campinas.
São 21 obras inéditas, em óleo sobre tela e uma coleção de gravuras de variados formatos, que refletem os oito anos de novos estudos, técnicas e descobertas feitas pela artista.
A curadoria da exposição é de Ligia Testa e Lucila Vieira. Segundo as mesmas:
  • Márcia Novaes não pinta flores.  Ela extravasa em telas as memórias afetivas da infância, em sagrado compromisso com o mundo da botânica, com o qual convive o dia todo, obstinada em mantê-lo aprumado; à noite, atira-se ao prazer de ilustrar esse mesmo mundo por meio de intensas pinceladas.
  • Márcia não pinta flores.   Ela dá nova vida a inflorescências, pistilos, corolas, floema e nervuras. Vertendo água, luz e sombra necessárias, faz-nos acreditar ver apenas flores. Na dramaticidade das imagens, a artista retrata folhas rasgadas chorando dores e altivas papoulas respirando nuvens.
  • Márcia não pinta flores.  A folha rústica de sua bromélia é a asa do arcanjo Miguel, o copo-de-leite inspira poesias que ela verte na tela como musseline de seda, a magnólia é a madona que sofre enquanto o céu verte lágrimas cor-de-anil, em delicado pas-de-deux.
  • Márcia pinta dramas.  No ápice de sua dramaticidade, dá-se ao luxo de pintar em preto e branco e, ainda assim, produzir imagens intensamente coloridas e com formas e profundidade bem percebidas.
  • Márcia pinta extremos.  Enganando-nos os olhos com pretos absolutos e brancos puros, ela nos faz passear atônitos por tons azulados e matizes de ouro. Suas flores brancas flutuam soberanas no vazio da fictícia ausência de cores, em traços fortes, bem definidos e que não deixam dúvidas: Márcia atingiu sua maturidade artística.
A exposição permanece no espaço até 14 de outubro.
Anote: Tidelli (Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 357 – Nova Campinas – Campinas – SP)

Um comentário

Os comentários estão fechados.