O relógio Manuscrito indiano da coleção Métiers d’Art Fabuleux Ornements da Vacheron

Métiers d’Art Fabuleux Ornements @ Divulgação
Métiers d’Art Fabuleux Ornements @ Divulgação

Um dos relógios da coleção Métiers d’Art Fabuleux Ornements, o Manuscrito indiano, da Vacheron Constantin, é emoldurado por uma caixa em ouro rosa coberta por um bisel de diamantes.

Dez cores de esmalte vibrantes florescem no mostrador. Estes tons brilhantes de formas orientais são inspirados em flores florescendo contra um céu azul.
O artesão responsável pela esmaltagem expressou a vivacidade e riqueza de ilustrações indianas por meio de uma profusão de esmaltes intensos que rodeiam o calibre skeleton, como os temas florais decoram as margens de antigos escritos orientais.
Uma demonstração da experiência da Vacheron Constantin na área de decoração, o calibre skeleton ultrafino 1003 em ouro rosa 18K – meros 1,64 milímetro de espessura – transforma-o em um incrível comboio de rodas gravadas.
Dando o toque final para o trabalho, todas as pontes são desenhadas manualmente, enquanto cada parte é pacientemente chanfrada manualmente, decorada e criada de maneira tradicional para formar uma composição ideal de luz.
O requinte da decoração na frente é preciso em um décimo de milímetro, enquanto no verso a Vacheron Constantin optou por um acabamento exclusivo chanfrado e desenhado à mão, que preserva a aparência pura, contida.