Relógio da Piaget celebra o Ano da Cabra

Piaget - Ano da Cabra @ Divulgação
Piaget – Ano da Cabra @ Divulgação

Desde 2012, a Piaget celebra o Ano novo Chinês com a coleção “Art & Excellence”, criada para apresentar manifestações artísticas. Com o lançamento de seu novo modelo Altiplano com mostrador de esmalte cloisonné, a Piaget fortalece os seus antigos laços com a Ásia em homenagem à cultura do continente.

A história da coleção inspirada nos signos do zodíaco chinês começou em 2012 com o ano do Dragão, uma magnífica interpretação da lendária criatura que parece se mover no mostrador. A coleção foi enriquecida em 2013 com as ondulações de uma cobra, enquanto um garanhão empinado com sua crina ao vento anunciava o Ano do Cavalo em 2014.
Em 2015, o Altiplano presta uma homenagem ao calendário chinês ao celebrar o Ano da Cabra. Anita Porchet, uma artista independente de esmaltação, criou um mostrador de esmalte cloisonné em tons de cinza. A coleção tem como assinatura tons escuros que se misturam com nuances mais claras.
Esmaltação Cloisonné, uma habilidade superlativa
Esmalte, um material composto por óxidos metálicos adicionados ao vidro, serve para alcançar uma paleta infinita de cores e nuances. Uma técnica ancestral conhecida desde os tempos antigos, o esmalte sempre teve laços estreitos com a joalheria e esta tradição foi estabelecida no século 18, em Genebra, onde serviu para decorar caixas de relógios e mostradores.
Especialmente sensíveis a esta arte excepcional que exalta as cores, a Piaget destaca esta habilidade artesanal de prestígio em sua coleção “Art & Excellence”.
As técnicas de esmaltagem em Grand Feu envolvem altas temperaturas, entre 820 e 850° C, e garante a longevidade das peças e a pureza excepcional do esmalte. Ao compor os pigmentos – que são triturados e misturados com as mãos e aplicados nos mostradores em ouro para depois irem ao forno -, cada etapa exige muita atenção. A última operação de queima é essencial para aperfeiçoar a aparência e reforçar o brilho final.
O relógio da coleção “Art & Excellence” tem como base o Altiplano 38 mm. A Piaget escolheu a técnica de esmalte cloisonné a fim de isolar melhor as cores e garantir uma visão clara do sombreamento cinza. O resultado alcançado é uma mistura de poder, firmado pela postura triunfante da cabra, e da paz transmitida pela cor cinza, bem como a paisagem de fundo suave.
O Altiplano “Art & Excellence” da coleção do zodíaco chinês é uma edição limitada de 38 peças exclusivamente dedicada às boutiques da Piaget.