Lellis Trattoria – memórias afetivas e saborosas

Lellis - Agnellote ala creme com uvas passas @ Tadeu Brunel
Lellis – Agnellote ala creme com uvas passas @ Tadeu Brunel

Manjericão, molho de tomate e queijo me lembram de comida italiana (ok, o queijo também me lembra de algumas iguarias francesas). Quando me deparo com um deles, uma janela se abre e minha memória aciona uma passagem da minha vida que foi saborosa ou alegre. Não sou de uma família italiana, portanto, não é algo que venha deste universo. Talvez seja uma ideia de ‘conforto’ que remeta à um lugar amigável que vivi em algum lugar do passado.

Este pensamento me ocorreu quando entrei na Lellis Trattoria. Seu delicioso clima de cantina paulistana, com sua decoração alegre e festiva e sua mistura de aromas e sabores, que rapidamente abriram meu apetite. Eu também me lembrei da primeira vez que pisei numa cantina tradicional, lá no final dos anos 80, quando um turbilhão de lembranças ressurgiu, principalmente pelas imagens de programas de televisão que assistia na infância. Não sei precisar qual programa, mas guardei na minha memória que cantina italiana era reduto de artistas que iam comer as delícias depois das apresentações de peças teatrais. Difícil não associar uma coisa com a outra. Não fugindo a regra, as paredes do Lellis Trattoria do Cambui estão repletas de fotos de astros e estrelas de todas as constelações.
Em seguida, aquele inconfundível perfume de manjericão me fez suspirar. É a comida que você vai saboreando no seu preparo. Lembra a cena da animação ‘Ratatouille’, quando o ranzinza crítico gastronômico sente o aroma do prato preparado pelo ratinho Remy e rapidamente volta à infância? Aquela é uma das melhores cenas do cinema quando se pensa em comida. Eu não voltei à infância, mas voltei a um lugar muito especial que guardo na memória, mesmo sem precisar qual seria.
Enfim… Depois deste momento, a escolha do prato, o degustar das entradinhas – incluindo a escolha dos queijos e outros finger foods enquanto saboreava a bebida e… Finalmente, a chegada do prato, que consegue ser muito mais delicioso quanto imaginava. É uma comida realmente especial.
Foi assim que passei algumas horas de uma noite de julho no Lellis Trattoria do Cambuí, vivenciando momentos de puro prazer, experimentando uma das melhores comidas italianas de Campinas. Pode acreditar: você também viverá estas sensações!
(Artigo: Jorge Marcelo Oliveira)