Calvin Klein White Label apoia exposição de Frida Kahlo no Instituto Tomie Ohtake

Nickolas Muray_Frida Kahlo en una banca #5_Carbro print_45.5X36cm_Courtesy the G @ © Nickolas Muray Photo Archives
Nickolas Muray_Frida Kahlo en una banca #5_Carbro print_45.5X36cm_Courtesy the G @ © Nickolas Muray Photo Archives

A Calvin Klein White Label é apoiadora da exposição Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México, que reúne 100 obras de 16 artistas, revelando a forma como inúmeras personagens se formaram tendo como eixo a figura de Frida Kahlo (06 de julho de 1907, Coyoacán, México – 13 de julho de 1954, Coyoacán, México). A mostra acontece no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e o foco são artistas mulheres, nascidas ou radicadas no México, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.

Durante sua vida, Frida Kahlo pintou 143 telas. Nesta exposição estão reunidas 20 delas, além de 13 obras sobre papel – nove desenhos, duas colagens e duas litografias -, proporcionando ao público brasileiro amplo panorama de seu pensamento plástico. A sua presença vigorosa perpassa ainda à exposição pelas obras de outras artistas participantes, que retrataram a sua figura icônica. Por meio da fotografia, destacam-se os trabalhos de Lola Álvarez Bravo, Lucienne Bloch e Kati Horna. Imagens de Frida estão impregnadas ainda nas lentes de Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia, Martim Munkácsi e em uma litografia de Diego Rivera,Nu (Frida Kahlo), 1930.
Frida Kahlo é a artista mexicana de maior reconhecimento internacional. Seu legado artístico constitui uma narrativa autobiográfica em que explora o seu corpo e sua realidade interior através de autorretratos e obras impregnadas de significados. Produziu 143 pinturas ao longo de sua vida, das quais 55 são autorretratos. Aos dezoito anos sofreu um terrível acidente de bonde que mudou o rumo de sua vocação, que tendia à medicina, e fez com que ela começasse a pintar. Em 1929 casou-se com o famoso muralista Diego Rivera que despertou o seu interesse pela arte popular mexicana e as culturas pré-hispânicas que incorporou em suas pinturas surrealistas.
Serviço
“Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”
Data: 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 – entrada pela Rua Coropés 88 – Pinheiros SP)