Christie Cornélio apresenta exposição ‘Fragmentos Urbanos’ no Piola Cambuí

O arquiteto-urbanista e designer Christie Cornélio apresenta a exposição Fragmentos Urbanos até 30 de setembro no Piola Cambuí.

“Arquiteto-urbanista é aquele que idealiza espaços. Uma casa, um prédio, uma praça, a cidade. Espaços construídos, espaços livres. Jogos de volumes, ritmo, repetição.
Uma atividade criadora e criativa, na qual o arquiteto-urbanista Christie Cornélio reinventa a forma de representação: a precisão do desenho técnico não é mais adequada para transmitir as sensações, e é necessário imbuir-se de sua porção artística.
Seus fragmentos urbanos são paisagens inspiradas em suas viagens e memórias e também paisagens idealizadas de um possível futuro. As linhas construtivas dessas obras, pouco figurativas, remetem a lugares ora reais, ora imaginários.
Entre volumes densos e arranha-céus, a natureza pontua minimamente as composições, por vezes periférica, como pano de fundo dos desenhos. Isso nos leva a questionar a qualidade dos centros urbanos. Como equilibrar essa relação espaço construído versus espaço verde? Como isso nos afeta? Será que usaríamos melhor nossas cidades?
“Fragmentos Urbanos” é uma coleção de croquis com pincel e tinta, traços imprecisos e perspectiva sensorial que transmite essa sensação de dinamismo. Em papel e tela, o artista enquadra segmentos, recortes de edifícios aglomerados, utilizando cores vivas e alegres para destacar a energia presente.
Aliás, dinamismo é o que não falta para esse artista. Com sua visão apurada para projetos, soluções ousadas e que buscam inovar as formas de uso do espaço, sejam comerciais, institucionais ou residenciais, Christie Cornélio está sempre buscando novas formas de exprimir seus pensamentos. Encontrou na pintura uma forma livre e abstrata de representar suas ideias e visões arquitetônicas.
Passar dos croquis rápidos e informais que faz em seu notebook, seja para explicar a um cliente um conceito ou para homenagear um amigo, para a produção de uma série de obras artísticas foi um grande e importante fato para o arquiteto-artista: uma forma de consolidar e demonstrar que seu talento pode ir além.”
Anote: Exposição Fragmentos Urbanos – Piola Cambuí (Rua Ferreira Penteado, 1463 – Campinas – SP).
(Texto da arquitetura e designer Ana Paula Barros – Especial para o MONDO MODA).