9ª edição do Festival Hercule Florence em outubro

9ª edição do Festival de Fotografia Hercule Florence começa na quinta-feira, 01 de outubro com exposições, atividades, workshops, palestras e oficinas durante todo o mês. A edição será marcada por 30 imagens de Campinas estampadas em busdoor, que foram clicadas por Dominique Torquato, Marcos Peron, Carlos Bassan, Adriano Rosa, Rogério Capela, Kamá Ribeiro, Nelson Chinália, Gui Galembeck, Martinho Caíres e Touché. A curadoria do projeto é de Ricardo Lima, organizador e idealizador do festival.

Na abertura, às 19h30, a Estação Cultura receberá a exposição Revele Campinas, com as imagens vencedoras do concurso fotográfico homônimo promovido pelo site Campinas.com. Na sexta-feira, dia 2 de outubro, a Galeria Sede, no Cambuí, abrirá a exposição O Caminho do Corpo, de Gustavo Olmos, com o resgate de arquivos analógicos de 1992 e materiais atuais, cuja vertente é a poética da vida das pessoas. No dia seguinte ( 03/10), Pola Fernandez inaugura a exposição Nyota- Mulheres com Turbantes, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, no Jardim Ipaussurama.
“Assim como no ano passado, o festival tem ganhado uma característica mais dinâmica, com diversas oficinas, workshops e intervenções acontecendo ao mesmo tempo e seus resultados invadindo as ruas da cidade. No chamado work in progress, os ‘oficineiros’ e seus alunos realizam um trabalho dinâmico e expõem os resultados logo em seguida”, explica Ricardo Lima. Um exemplo disso é a oficina de colagem do projeto Giganto, de Raquel Brust, que acontece nos dias 10, 11, 12 e 18 de outubro, a Estação Cultura.
Entre os dias 15 e 18 de outubro, o festival tomará conta da Estação Cultura, com dezenas de exposições, workshops, oficinas, intervenções e palestras nos vagões, salas e plataforma do local. Destaque para a palestra sobre os 115 anos de fotografia cubana, ministrada pelo fotógrafo cubano Mario Dias, em seguida realizará uma série de retratos de moradores do Centro de Campinas, que serão expostos nas janelas do Museu da Cidade.
O fotógrafo brasiliense Kazuo Kubo fará um workshop sobre fotos de nu artístico. Cineastas, fotógrafos e artistas vão transformar os três vagões da Estação em máquinas fotográficas gigantes, com a técnica pinhole e as salas da estação serão grandes salas de aula e de exibição dos resultados. Na na semana de 22 de outubro, com bate-papo, exposições e colagens de imagens até o dia 25.
Confira a grade completa, bem como as informações para as inscrições nas oficinas, no site www.festivalherculeflorence.com.br.