João Braga lança ‘Tenho Dito: histórias e reflexões de moda’ na Livraria Cultura do Iguatemi Campinas

Moda é muito mais do que ‘colocar uma roupa’ foi um dos pontos de partida do livro do historiador João Braga ‘Tenho Dito: histórias e reflexões de moda’, que será lançado na terça-feira, 21 de junho, às 19h30, na Livraria Cultura, do Iguatemi Campinas.

Capa Livro Tenho Dito de João Braga @ Divulgação
Capa Livro Tenho Dito de João Braga @ Divulgação

Reunindo 15 artigos escritos entre 2007 e 2014 para revista “d’Obras[s]”, o trabalho apresenta em cada ensaio novas perspectivas sobre o alcance da moda para sociedade, a história e as pessoas. Entre alguns dos temas, por exemplo, encontram-se: os sapatos como distinção social; a importância do aristocrata inglês Beau Brummel para moda masculina no ensaio “Brummel e o dandismo”; Rose Bertin, a primeira célebre estilista francesa da história; Casa Lesage, Paul Poiret, além de discussões sobre luxo, moda, estilo e beleza.
A publicação conta ainda com apresentação da empresária Costanza Pascolato, que ressalta a notável erudição do autor. “[…] os textos de João Braga, todos repletos de referências históricas e meticuloso requinte etimológico, têm o efeito de um holofote que, pela força do conteúdo, também iluminam o momento atual da história, em que a soberania da imagem é literalmente evidente.”

João Braga @ Divulgação
João Braga @ Divulgação

O Autor
João Braga é autor de mais de 10 livros, individualmente e em coautoria, sobre moda e sua historiografia, além de tratar também das relações entre moda e cultura. Braga é professor nos cursos de moda das faculdades FAAP, Santa Marcelina e Eduk. Em sua longa formação acadêmica destacam-se os títulos de Especialista em Histoire du Costume pela ESMOD de Paris, o de Mestre em História da Ciência pela PUC-SP. Além disso, é articulista da revista “L’Officiel Brasil”. Também já foi agraciado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) pelos serviços culturais prestados à nação.
Ficha técnica
Título: “Tenho Dito: histórias e reflexões de moda”
Número de páginas: 128
Formato: 14 cm X 21 cm
Preço: R$ 38,00
Editora: Estação das Letras e Cores
Serviço
Palestra e lançamento de “Tenho Dito: história e reflexões de moda” – João Braga
Data: 21 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Livraria Cultura do Iguatemi Campinas
Inscrições: ximenescruz@bureaumodamercado.com.br

5 comentários

  1. Fiquei meio confusa com a informação do lançamento… Esse livro foi lançado há um tempo já (se não me engano, ano passado). Tanto que o meu está até autografado por ele :O

    Curtir

Os comentários estão fechados.