Unicamp lança livro 50 memórias, 50 sabores

A Unicamp lança o livro 50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp, obra organizada pelo jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, no domingo, 25 de setembro, durante o evento Chefs na Unicamp.

Capa do Livro - 50 Memorias, 50 sabores @ Divulgação
Capa do Livro – 50 Memorias, 50 sabores @ Divulgação

O lançamento do livro celebra os 50 anos da Universidade, que serão completados oficialmente em 5 de outubro.
Manuel Alves Filho conta que a ideia da publicação surgiu há mais de quatro anos. Com a proximidade do 50º aniversário da Unicamp, ela finamente pôde ser concretizada. “O livro é uma bora colaborativa. Estudantes, funcionários e professores da Universidade cederam receitas culinárias de família, que carregam muitas memórias e afetividades. Uma comissão organizadora selecionou as 50 que foram publicadas. Entre elas, há desde pratos singelos, de fácil preparo, até criações mais elaboradas. Todas, porém, são muito representativas do modo do brasileiro se alimentar”, detalha.
Segundo Alves Filho, o livro traz as receitas acompanhadas de um breve perfil e foto de quem as cedeu. As preparações são ilustradas com imagens captadas pelo jornalista Ronei Thezolin, que revelam detalhes ora de pratos, ora de insumos presentes nas elaborações. “No momento em que chefs, cozinheiros e apreciadores da boa mesa se voltam para a valorização da matéria-prima, considerei oportuno fazer esse destaque, substituindo algumas fotos de pratos por imagens de ingredientes”, pontua.
O livro 50 memória, 50 sabores tem prefácio assinado pelo engenheiro de alimentos e reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge. Em seu texto, ele registra: “50 memórias, 50 sabores – A cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp é um livro para ser degustado! Professores, funcionários e estudantes apresentam as tradições culinárias de suas famílias, com a organização do jornalista Manuel Alves de Souza Filho”.
Chefs na Unicamp
O Chefs na Unicamp contará com um espaço de alimentação na Praça do Ciclo Básico, com a participação dos chefs Vivi Góes, Evandro Higa, Cristiano Borgonovi, Vivi Ávila, Beto Amaral, Paulo Mazzuco Fontes, Isabela Ferracini e Manuel Alves Filho. Das 11h às 17h, os chefs irão prepararam pratos que custarão entre R$ 5 e R$ 20. Ao longo desse período, haverá uma série de apresentações artísticas e culturais, por parte dos integrantes do Programa Aluno-Artista, mantido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp.