TOILETPAPER na Galeria Lafayette Paris

Artigo assinado pela correspondente Ana Paula Barros, diretamente de Basel, na Suíça

Ana Paula Barros @ Selfie
Ana Paula Barros @ Selfie

Até dia 10 de setembro, é possível conferir a exposição “TP-RAMA”, instalada no templo de consumo em Paris, a Galeria Lafayette.
No piso 1, encontra-se a “Galerie des Galeries”, um espaço cultural destinado a descobrir e divulgar novos talentos. Geralmente, são organizadas quatro exposições anuais com artistas franceses e internacionais e que tenham trabalhos interdisciplinares, transitando pela moda, design e artes visuais.
A dupla TOILETPAPER formada pelo artista contemporâneo Maurizio Cattelan e o fotógrafo Pierpaolo Ferrari, foi convidada para celebrar o verão em Paris.
A parceria entre eles começou em um trabalho fotográfico polêmico que fizeram em com a modelo Linda Evangelista para a edição de arte da W Magazine de novembro de 2009. O encontro desses italianos resultou na criação, em 2010, da revista TOILETPAPER. Uma publicação de arte experimental, com colagens cuidadosamente elaboradas a partir de imagens coletadas na internet e em revistas antigas. Eles desenvolveram uma linguagem surrealista, kitsch e vintage. Seu campo de atuação foi se ampliando com o tempo e, atualmente, incluem móveis, roupas, objetos de arte e livros.galeria-lafayete-paris-ana-paula-barros-1
A intervenção aconteceu em três etapas: uma sequência de 11 imagens que foram aplicadas nas vitrines ao longo do Boulevard Haussmann (entre 06 a 27 de julho, infelizmente não vi); uma instalação sob o incrível domo, uma Torre Eiffel inflável, com duas bolas douradas (06 de julho a 27 de agosto) e a exposição “TP-RAMA”, que brincou com configurações, num mix temático de loja, vitrine e aglomerações. Em parceria colaborativa com os designers Seletti & Gufram, foram produzidos alguns objetos cotidianos (louças, tapetes, almofadas, entre outros), para compor os cenários. Com pinceladas surrealistas, marca registrada do trabalho de Cattelan e Ferrari, esses objetos também estão à venda.
Foram criadas seis  “paisagens domésticas”: Cozinha, Banheiro, Dormitório, Área Externa, Escritório e Living Room. Os objetos produzidos foram inseridos de acordo com o contexto nesses ambientes. É tudo muito colorido, vibrante e com elementos que resgatam nossa memória afetiva em peças retrô. Uma reprodução tridimensional, em escala real, das colagens extravagantes criadas pela dupla.
Um vídeo bem curtinho do making of mostra um pouco do processo.

Confira as fotos.

exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-15 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-14 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-13 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-12 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-11 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-10 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-9 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-8 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-7 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-6 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-5 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-4 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-3 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-2 exposicao-tp-rama-toiletpaper-ana-paula-barros-1