Fotógrafo Alexandre Furcolin Filho lança livro “Carne” no Ateliê Casa

O fotógrafo e artista visual campineiro Alexandre Furcolin Filho lança o livro de fotografias “Carne” no Ateliê Casa, às 18h30, na sexta-feira, 30 de setembro. A obra contém imagens que exploram o limite do corpo e do mundo numa noção ampliada de razão, sensação e realidade.

Foto do Livro Carne de Alexandre Furcolin Filho @ Divulgação
Foto do Livro Carne de Alexandre Furcolin Filho @ Divulgação

O trabalho é inspirado pelo conceito de “Carne do Mundo” do filósofo francês M.Merleau-Ponty. O conceito representa uma via de comunicação sensorial entre nosso corpo e as coisas do mundo: “A carne não é matéria, não é espirito (…) mas meio caminho entre o indivíduo espaço-temporal e a consciência, pertence aos órgãos perceptivos e ao mundo, quiasma do visível com o invisível”.
Seguindo esta via sensorial de mão dupla, Alexandre Furcolin Filho propõe para o livro uma narrativa visual que sugestiona esse entrecruzamento sensível homem/mundo através da linguagem fotográfica. “O que fiz foi cruzar fotografias de meu universo afetivo e emocional com paisagens e elementos naturais, pensando a imagem como símbolo, forma e ritmo, afim de tencionar possíveis encadeamentos narrativos e sensíveis pertinentes ao livro como suporte”, explica Furcolin Filho.

Foto do Livro Carne de Alexandre Furcolin Filho @ Divulgação
Foto do Livro Carne de Alexandre Furcolin Filho @ Divulgação

Para apoiar a conversa, serão apresentadas diversas maquetes do livro em versões anteriores para analisar o processo de desenvolvimento de “Carne”, além de quadros e outros trabalhos de Alexandre derivados do projeto. Serão apresentados também um minidocumentário produzido pela curadoria do projeto e um vídeo do processo de impressão do livro.
O livro “Carne” foi realizado com apoio do edital ProAC e conta com a curadoria do Coletivo Ágata. O livro Carne estará à venda por R$ 60,00, assim como outros livros e trabalhos do artista.
Sobre o fotógrafo
alexandre-furcolin-filho-divulgacaoAlexandre Furcolin Filho nasceu em Campinas, em 1988. Graduado em Administração e Economia na USP, desde 2009 desenvolve sua pesquisa artística em livros, ensaios e instalações que tem como ponto de partida a linguagem fotográfica. Participou de exposições coletivas no Brasil e na Holanda e publicou os livros de fotografia “Pertence” (2014), “Casa Doze” (2015) e “BR Motels” (realizado durante a residência da Feira Plana 2015, em co-autoria com Jazzie Moyssiadis). Fez residência no espaço ENA, sob coordenação de Eustáquio Neves; na Residência Artística do Museu da Mutuca; na Tofiq Studios; e na primeira Residência da Feira Plana, onde publicou seu terceiro livro “BR Motels”. Alexandre apresentou a primeira exposição individual ‘desejo de queda’ junto ao pré-lançamento de seu livro Carne, na Fauna Galeria – São Paulo.
Anote: Ateliê CASA (Rua Helena Steimberg, 296, Campinas – SP)