Exposição de Alexander Girard na Alemanha – O Universo do Designer

Ana Paula Barros @ Selfie
Ana Paula Barros @ Selfie

Coluna assinada pela correspondente internacional, Ana Paula Barros, diretamente da Basileia (Suíça)

Iniciada em março de 2016, a primeira retrospectiva de Alexander Girard termina no final de janeiro, no Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, Alemanha Ele é considerado um dos mais importantes designers do século XX, Girard também é reconhecido por seu trabalho com estamparia.
Nascido em 1907 em Nova Iorque, filho de mãe americana e pai franco-italiano, estudou arquitetura em Londres, graduando-se em 1929. Depois de um período trabalhando na Europa, voltou para a América, onde morou em Nova Iorque, Michigan e Santa Fé, Novo México, onde morreu em 1993.
Entre as suas atividades profissionais, destacam-se design de interiores, estamparia, mobiliário, pequenos objetos, tipografias, design gráfico, corporativo e exposições. Suas propostas iam além da funcionalidade: uma visão de projeto que aliava beleza e prazer à vida cotidiana.
A exposição está dividida por temas, trazendo fatos de sua vida pessoal, seu trabalho como designer têxtil, como designer de interiores e gráfico e, para completar, sua paixão por colecionar artesanatos populares.
Essa paixão estendeu-se por cerca de 50 anos, nos quais Girard adquiriu mais de 100 mil peças artesanais de mais de 100 diferentes países. A coleção foi doada para o Museum of International Folk Art, em Santa Fe, e está em exibição permanente em um anexo ao prédio, projetado por ele.exposicao-de-alexander-girard-no-vitra-museum-alemanha-ana-paula-barros-48
Parte de sua inspiração vem dessas referências de estampas, motivos e técnicas artesanais, algo que ele reconhecia e valorizava e tinha consciência que essa era também uma forma de preservar tradições e linguagens que, com o tempo, acabam se perdendo.
Em um dos vídeos exibidos, Girard e sua esposa apresentam sua residência, que consideravam “um laboratório”. Sempre passando por reformas e sendo constantemente redecorada, num rearranjo sem fim dos objetos decorativos: uma forma de sempre exibir suas coleções.exposicao-de-alexander-girard-no-vitra-museum-alemanha-ana-paula-barros-12
Nos projetos de interiores, os espaços eram pensados como “palcos”. Para os projetos residenciais, narrativas eram criadas, utilizando-se uma ampla diversidade de objetos de diferentes épocas, que contribuíam com significações para as “cenas”. Girard criou o conceito de “conversation pit” (literalmente, “poço de conversação”), muito difundido entre as décadas de 1950-70, que é uma área de convívio, criada rebaixando-se o piso, com assentos embutidos, geralmente entre as salas de estar e de jantar. Os espaços comerciais eram cuidadosamente pensados em todos os detalhes, desde a identidade visual, os utensílios, mobiliário, cardápio… O resultado foi a criação de ambientes únicos e que seguiam a visão criativa do arquiteto para todo o projeto. Destacam-se os projetos em Nova Iorque, “La Fonda del Sol” (1960) e L’Etoile (1966).exposicao-de-alexander-girard-no-vitra-museum-alemanha-ana-paula-barros-34
Seu trabalho com estamparia se destacou nos 20 anos que atuou como diretor do departamento têxtil da empresa Herman Miller. Girard desenvolveu mais de 300 desenhos. Suas estampas eram geralmente inspiradas por elementos naturais (folhas, flores), tipografias e formas geométricas. Colecionava também pedaços de tecidos que adquiria em suas viagens, tudo devidamente catalogado.
A exposição é um mergulho em seu mundo colorido e lúdico. Conta com desenhos originais, cartas, colagens, processos de criações e algumas peças de sua coleção de artesanatos.
Girard trouxe novamente ao design as cores, a ornamentação e o detalhamento de interiores, características essas que haviam sido excluídas pelo modernismo.

“I believe we should preserve this evidence of the past, not as a pattern for sentimental imitation, but as nourishment for the creative spirit of the present.” (Alexander Girard)

Anote: Vitra Museum fica na Charles-Eames-Straße 2, 79576 Weil am Rhein, Alemanha