Pela terceira vez, paisagista Marcelo Novaes ganhou o Americas Property Awards

O arquiteto e paisagista Marcelo Novaes foi premiado com o Americas Property Awards, na categoria Residencial Landscape Architecture, pelo projeto paisagístico desenvolvido para o residencial EntreVerdes (Sousas, distrito de Campinas), incluindo um trecho da via de acesso ao empreendimento, a Avenida Isaura Roque Quércia, conhecida como Mackenzie.

Avenida Mackenzie @ Divulgação
Avenida Mackenzie @ Divulgação

Essa foi a terceira vez que o profissional recebeu o prêmio internacional. Em 2013 ganhou com o projeto paisagístico do Condomínio Fazenda da Grama e em 2014 com o Haras Patente – ambos no interior paulista, o que contribuiu para destacar mundialmente a excelência do seu trabalho.
A avenida Mackenzie é uma das mais arborizadas do Brasil, tanto em números de espécies como na extensão do plantio. São 6,5 quilômetros de extensão de uma avenida, onde foram plantadas 360 mil mudas em sua forração total. Um colorido natural de ipês amarelos, brancos e roxos faz parte do projeto e dá boas-vindas para quem se adentra ao residencial. O projeto do condomínio é uma continuidade do enorme jardim da avenida.

Avenida Mackenzie @ Divulgação
Avenida Mackenzie @ Divulgação

Para Marcelo Novaes o grau de dificuldade de elaboração do projeto EntreVerdes foi alto devido a localização ser nova na cidade de Campinas. O trecho da Avenida Mackenzie não existia e passou a ligar a Rodovia D. Pedro, nas proximidades do Shopping Iguatemi, ao distrito de Sousas.
Além dos 6,5 quilômetros de paisagismo da avenida, o profissional teve a responsabilidade de deixar ainda mais verde a área de 792 mil m² do empreendimento, onde plantou aproximadamente 120 espécies. Jabuticabeiras e pitangueiras estão entre as frutíferas. O colorido fica por conta das primaveras, hibiscos, pau-brasil, ipês e árvores nativas.
No condomínio, o morador terá contato direto com a natureza, vista privilegiada do horizonte e contará com a praticidade de estar perto de grandes centros comerciais. Com quase 50% de sua área verde preservada, ele conta com piscina para lazer, raia coberta, academia, salão de festas, espaço gourmet e uma área esportiva com quadras de tênis, campo de futebol e quadras poliesportivas, além de playground para diversas idades, pista de caminhada e áreas de descanso no jardim. No total, foram aproximadamente dois anos de trabalho, desde o início dos projetos.