A casa de Meryl Streep na California

Ana Paula Barros @ Selfie
Ana Paula Barros @ Selfie

Artigo assinado pela correspondente internacional, Ana Paula Barros, direto da Basileia (Suíça)

Uma arquitetura simples e discreta: a fachada em linhas retas, cores sóbrias, as janelas com brises horizontais em madeiras e um jardim exuberante, esses elementos contribuem para preservar a intimidade dos moradores. Já foi propriedade de uma das melhores e mais talentosas atrizes de todos os tempos, a incrível Meryl Streep.
Construída em 1954, conhecida como “Honnold & Rex Research House”, em um período pós-guerra, no qual os arquitetos foram incentivados a experimentar novos materiais e métodos construtivos. A revista “Arts & Architecture” apoiou esse projeto, iniciado em 1945, comissionando os profissionais para que buscassem propostas de novas formas de morar, que se adequassem ao contexto atual: recursos restritos, milhares de soldados retornando ao país, o “boom” imobiliário. As soluções deveriam ser eficientes, viáveis financeiramente e estabelecer um novo modelo. Dentre os arquitetos, desse importante evento para o desenvolvimento de ideias arquitetônicas, estavam Richard Neutra, Rafael Soriano, Craig Ellwood, Charles e Ray Eames, Pierre Koenig e Eero Saarinen. Dos 36 projetos, apenas seis foram construídos e o programa encerrou-se em 1966. A casa foi remodelada e modernizada pelo premiado arquiteto Xorin Balbes.celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-8
Ao adentrar a propriedade, surpreende-se pela forma como as áreas internas e externas são integradas. Em cerca de 350m² construídos, distribuem-se living, sala de jantar, sala de lareira, uma ampla cozinha gourmet, quatro dormitórios e um amplo pátio com piscina e spa, com confortáveis e convidativas chaises.
Os espaços são, generosamente, preenchidos pela iluminação natural, devido às grandes aberturas envidraçadas em praticamente todos os ambientes. A circulação do andar superior possui aberturas zenitais e, a suíte máster, uma parede envidraçada que se abre para o pé-direito duplo da sala de lareira, revestida com uma pedra rústica, que destaca a volumetria com uma textura mais rústica. Os tons neutros da paleta de pisos, revestimentos e paredes, contrastam com detalhes em madeiras em tons médios e são complementadas pelo verde, natural, emoldurado pelas amplas esquadrias.
Meryl vendeu a casa em 2014, por singelos U$ 4.8 milhões.celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-1 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-3 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-4 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-5 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-6 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-9 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-10 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-11 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-12 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-13 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-14 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-15 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-16 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-17 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-18 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-19 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-20 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-21 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-22 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-23 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-24 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-25 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-26 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-27 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-28 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-29 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-30 celebrity-homes-meryl-streep-house-in-california-31