Marchand Lívia Doblas promove exposição ‘Brasil: tem jeito’

A marchand Lívia Doblas inaugura a exposição Brasil: tem jeito, na quarta-feira, 09 de agosto, no restaurante Jiló Cozinha do Brasil, no Cambuí. O objetivo é celebrar a arte brasileira e enaltecer a beleza do país, da diversidade da natureza até a criatividade de suas manifestações artísticas retratadas em 50 obras em diversas técnicas de Aldemir Martins, Antonio Porteiro, Penacchi, Carybé e Nelson Scrensi.
“A Camila, uma das proprietárias do espaço, me procurou com a vontade de expor obras únicas e cheias de história. Eu já tinha conhecido o Jiló e gostado muito, e estava com a ideia de fazer uma mostra apenas com artistas brasileiros. Aí parece que tudo se uniu”, observa a marchand. “As pessoas falam muito em criatividade em tempos de crise como esses que estamos vivendo. Então pensei: Por quê não expor o talento e originalidade dos nossos artistas e resgatar esse sentimento de que nós, brasileiros, somos criativos, de que somos bons?”, explica.

Obra de Antonio Porteiro @ divulgação

As ideias para a mostra eram muitas, mas o que mais chamou a atenção da marchand na gastronomia do Jiló é a harmonização de ingredientes tipicamente brasileiros, que representam a essência da cozinha nacional. A exposição faz parte do projeto Menu Degustação, idealizado por Lívia para levar arte aos endereços gastronômicos da cidade. “ Queremos que as pessoas possam “degustar” arte consagrada nesses lugares também. Aproximar esses universos e principalmente levar a arte ao grande público também é premissa de uma marchand”, defende Lívia.
Sobre a marchand
A marchand Lívia Doblas é formada em Rádio e Televisão pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e sempre esteve em contato com o meio artístico. No mercado de arte, transita em dois ambientes: produção e venda de arte. Já viveu e trabalhou na Alemanha e no México, atuando como marchand. Também comercializa e realiza trabalhos nos Estados Unidos.
Em Campinas, interior de São Paulo, trouxe o maior grafiteiro do Rio de Janeiro, Tomaz Viana, mais conhecido como TOZ, para grafitar a fachada do prédio The Brixton Campinas, na Rua Professor Jorge Hennings, 953, no Castelo, que passou por um retrofit.
O acervo da Galeria de Arte Livia Doblas se recicla dia a dia e é resultado de uma pesquisa incessante. Em sua essência, é formado por artistas consagrados como Burle Marx, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, e Adriana Varejão.

Livia Doblas @ Photo by Gustavo Tilio

Serviço:
Exposição Brasil: Tem jeito.
Data: de 10/08 a 09/10 – de terça à sábado das 19h às 23h e aos sábados e domingos das 12h às 15h.
Local: Jiló Restaurante fica na rua Santos Dumont, 499 – Cambuí, Campinas – SP – 19 3579-3895
Entrada: Gratuita.