João Braga se torna membro fundador da Academia Brasileira de Moda

Pesquisador e professor de Moda, João Braga acaba de se tornar membro fundador da Academia Brasileira de Moda (ABM), ocupando a cadeira nº 39, cujo patrono é Caio de Alcântara Machado (publicitário, empresário e idealizador de feiras do mercado da moda, como a Fenit).
De acordo com João Braga, ser nomeado membro fundador da ABM é uma grande honra, visto que será o primeiro docente de formação a assumir uma cadeira. “Além da valorização da profissão – o que me deixa muito lisonjeado, contribuir com a Academia será um prazer, uma vez que auxiliarei na valorização e preservação da moda nacional”.
Além do professor, também assumiram cadeira Luís de Freitas, criador e estilista da marca Mr. Wonderful, e Rui Spohr, costureiro gaúcho. A partir de então, a ABM contará com 28 acadêmicos. A beca para a solenidade de posse foi desenhada por Mena Fiala, diretora artística da extinta e badalada Casa Canadá do Rio de Janeiro, quando a cidade era Capital Federal.

Sobre a Academia Brasileira de Moda

Idealizada pela jornalista carioca Hildegard Beatriz Angel Bogossian, a ABM foi instituída em 27 de novembro de 1995, na cidade do Rio de Janeiro. Na data, cinco profissionais tomaram posse e, de lá para cá, já houve três cerimônias de nomeação de novos acadêmico: março de 1999, novembro de 2004 e outubro de 2008.
A ABM conta com 25 integrantes, tendo no total 50 cadeiras. A ABM tem como membros jornalistas, estilistas, empresários, figurinistas, carnavalescos e coordenadores de moda.
São eles (por ordem alfabética): Celina de Farias, Costanza Pascolato, Elza Marzulo (falecida), Eloysa Simão, Ethel Moura Costa (falecida), Fernando de Barros (falecido), Francisco Carlos Ferreira (falecido), Glória Kalil, Glorinha Paranaguá, Guilherme Guimarães (falecido), Hildegard Beatriz Angel Bogossian, Iesa Rodrigues, Joãozinho Trinta, Kalma Murtinho, Laïs Pearson, Lucília Lopes, Maria Cândida Sarmento (falecida), Marie Louise Nery, Marília Valls, Mena Fiala (falecida), Paulo Borges, Regina Guerreiro, Ronaldo Fraga, Rosa Magalhães e Ruth Joffily.

Sobre o professor

João Braga é autor de 11 livros na área da moda. Já atuou como estilista têxtil e de camisaria masculina e feminina. É palestrante, articulista em veículos especializados e leciona, na Faculdade Santa Marcelina e FAAP, as disciplinas de História da Moda, História da Arte, História da Joalheria, Estética e Cultura de Moda em cursos livres, de graduação e pós-graduação.

João Braga @ Divulgação

Um comentário

Os comentários estão fechados.