Como as Instamodels se tornaram as novas Supermodels

Quando voltamos a atenção ao mundo das modelos, observamos que a indústria sofreu uma ruptura com os padrões do passado. Ficou para trás os dias que um estilista ou um editor de estilo poderiam transformar uma modelo numa superestrela. Hoje, as Mídias Digitais sãos as portas do sucesso.
Nas campanhas da Fendi, Chanel ou Max Mara as estrelas têm algo em comum: modelos com mega seguidores no Instagram. As duas mais famosas são Gigi Hadid e Kendall Jenner.
Elas ganharam reconhecimento internacional mais rápido do que as Supermodels dos anos 90, incontáveis números de capas de revistas, incluindo Vogue em diversas nacionalidades, além de diversos contratos lucrativos. Prevendo o futuro, a edição de setembro de 2014 da Vogue America trazia Joan Smalls, Cara Delevingne e Karlie Kloss com o título ‘Instagirls’. Desde então, o papel dessa rede social mudou as regras do mundo da moda.

O que é uma Instamodel?

Em termos gerais, uma Instamodel é uma modelo bombando de seguidores no Instagram. Começam a se destacar com 200,000 seguidores ou mais – orgânicos ou comprados (Nota do editor: Não se iluda em acreditar que elas também não compram seguidores! Tudo mundo compra!).
Acredite: oss números são contabilizados nos Press Release das campanhas que elas participam. Um exemplo aconteceu na edição de abril de 2016 da Vogue America com Kendall Jenner. A capa apontava que (até aquele momento), a moça tinha 64 milhões de seguidores no Instagram.
Mas o que torna uma modelo com grande número de seguidores tão atraente? Para as marcas e revistas é publicidade gratuita. Geralmente, a modelo publica a foto da última campanha ou da capa de revista. Na sequência, seus fãs irão compartilhar as fotos em suas redes sociais. Isto se torna um ‘viral’, ou seja, se espalha muito rápido.

Kendall Jenner, Gigi Hadid & Jourdan Dunn na campanha da Balmain for H&M @ divulgação

Como elas começaram

Filha de pai palestino e mãe descendente de holandeses, a californiana Jelene Nour Hadid começou sua carreira de modelo aos dois anos de idade – enquanto continuava a estudar e tentava ter uma vida ‘normal’.
Oficialmente, porém, sua carreira começou em 2011. Com 1.79, loira e linda Jelena assumiu o nome ‘Gigi Hadid’ e estrelou três campanhas da Guess. Assim que se mudou para Nova York, assinou contrato com a IMG Models e debutou nas passarelas da marca Desigual durante a New York Fashion Week. No mesmo mês, foi capa da conceituada revista CR Fashion Book, da editora Carine Roitfeld. Na sequência, estrelou as campanhas de moda e dos perfumes de Tom Ford.

Gigi Hadid – Tom Ford Beauty @ divulgação

Em 2015, ela participou do Calendário da Pirelli. Em seguida, foi eleita pelo Daily Front Row como a Modelo do Ano e assinou contrato com a empresa de cosméticos Maybelline. Em fevereiro do mesmo ano, tornou-se a primeira modelo a estrelar duas capas da CR Fashion Book. Trabalhou com Marc Jacobs, Chanel, Michael Kors, Jean Paul Gaultier e Max Mara. Em dezembro daquele ano, ela pisou na passarela da Victoria’s Secret Fashion Show. Desde então, sua carreira decolou de uma forma meteórica.

Gigi Hadid – The Girl – Tommy Hilfiger @ divulgação

No ano seguinte, desfilou para Versace, Chanel, Elie Saab, Fendi, Marc Jacobs, Anna Sui, Miu Miu, Balmain, Diane Von Furstenberg, Fenty x Puma, Isabel Marant Giambattista Valli. Assinou contrato milionário com a Tommy Hilfiger. Ainda em 2016, ela abriu cinco e fechou sete desfiles nas Semanas de Moda de Nova York, Milão e Paris. Em outubro daquele ano, assinou uma coleção de botas com a magazine Stuart Weitzman e outra para a Reebok. Em novembro, apresentou o American Music Awards e Saturday Night Live e voltou na passarela da Victoria’s Secret Fashion Show. No mesmo mês, ganhou o título de Modelo Internacional do Ano no British Fashion Awards, apresentado por Donatella Versace.

Pirelli 2015 – Gigi Hadid @ Steven Meisel

Também participou dos programas de TV RuPaul’s Drag Race, The Real Housewives of Beverly Hills, MasterChef, Lip Sync Battle e iHeart Much Music e estrelou nos videoclipes de Calvin Harris (How Deep is Your Love), Taylor Swift (Bad Blood), Cody Simpson (Flowers e Surfboard), DNCE (Cake by the Ocean) e Zayn (Pillowtalk).

Gigi Hadid Vogue Brasil @ divulgação

Paralelo a tudo isso, desde muito cedo, ela entender a importância em compartilhar todos seus momentos no Instagram. Hoje, ela tem 35,3 milhões de seguidores.

Gigi Hadid – Vanity Fair Oscar Party 2015 – Atelier Versace @ Helga Esteb – Shutterstock.

The Kardashian

Filha da transexual Caitlyn Jenner e da socialite Kris Jenner, Kendall Jenner deve sua carreira ao reality show ‘Keeping Up with the Kardashian’, no ar desde outubro de 2007, quando ela tinha nove anos. Como um fenômeno de comunicação de massa, essa família americana soube capitalizar a força das redes sociais como o principal recurso para garantir o sucesso de seus participantes.

Kendall Jenner – Love Magazine – Agosto 2014 @ divulgação

Começou a carreira de modelo aos 14 anos assinando contrato com a Wilhelmina Models. Sua primeira campanha foi para a Forever 21. Em dezembro de 2010, apareceu na Teen Vogue. No ano seguinte, desfilou para Sherri Hill durante a Mercedez-Benz Fashion Week, em Nova York. No final de 2012, foi capa da American Cheerleader, Teen Prom, Looks, Raine, GenLux, Lovecat e Flavour Magazine.

VMA 2014 – Kim Kardashian (Balmain), Kendall e Kylie @ Getty

Depois de trabalhar em campanhas publicitárias, Kendall explodiu entre as temporadas de 2014 e 2015, sendo convidada a desfilar nas Semanas de Moda de Nova York, Milão e Paris, estar nas capas da LOVE e diversas Vogues internacionais e assinar contrato milionário com a Estée Lauder’. Em abril de 2017, ela liderou a lista das 15 celebridades mais seguidas no Instagram.

MET Gala 2015 Kendall Jenner veste Calvin Klein Collection @ Getty

Paralelo a isto, ao lado das irmãs, Kendall se tornou uma bem sucedida empresária. Lançando uma coleção de esmaltes para OPI, Gillette Venus, coleção de joias Metal Haven by Kendall & Kylie, sapatos e bolsas para a Steve Madden, colaboração com a Topshop, etc. Em fevereiro de 2016, lançou uma linha de sombras para a Estée Lauder.
Kendall foi eleita uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People em 2014.

Kendall Jenner – Vogue America – Edição de Setembro 2016 @ Mert & Marcus

A revista Time apontou ela e sua irmã Kylie uma das 30 adolescentes mais influentes do mundo em 2014 e 2015. Em dezembro de 2014, o Google apontou o sobrenome Jenner o segundo mais procurado no mundo. em 2015, ela foi eleita uma das 100 Mulheres Mais Sexys do Mundo pelo FHM.

Kendall Jenner Vogue India Maio 2017 @ Mario Testino

Além dos 300 derivados do reality de sua família, Kendall foi co-apresentadora do Billboard Music Awards 2015 e do MTV Movie Awards 2016. Participou dos videosclipes de One Call (Blacklight), Party NextDoor (Recognize) e The Black Eyes Pess (Wheresthelove).

The Met Gala 2017 Kendall Jenner veste La Perla Haute Couture @ Getty2
The Met Gala 2017 Kendall Jenner veste La Perla Haute Couture @ Getty1
The Met Gala 2017 Kendall Jenner veste La Perla Haute Couture @ Getty