Cia de Dança de Campinas e Dança e Cidadania apresentam “As Estações”

Os 60 bailarinos da Companhia de Dança de Campinas e do Projeto Dança e Cidadania apresentarão nos dias 15, 16 e 17 de setembro o espetáculo As Estações, no Espaço Cultural Maria Monteiro, em Campinas. Segundo a coordenadora dos dois projetos sociais, Lucia Teixeira, este trabalho foi inspirado no poema “As Quatro Estações” de Cora Coralina.
As referências deste poema, que fala da Primavera, Verão, Outono e Inverno foram usadas nas coreografias contemporâneas, com roteiro de Fernando Palma e direção artística de Rubén Terranova.
Os projetos sociais coordenados pela ex-bailarina Lucia Teixeira são iniciativas que levam aos jovens da periferia da cidade, aulas de balé, noções de higiene, alimentação, disciplina, convivência e cidadania. Atualmente, além de Campinas, crianças de Mogi Guaçu e Itajubá (sul de Minas Gerais) também são atendidas pelo Dança e Cidadania.

2 CIA de Danca_Verão 2018 @ divulgação

Projeto Dança e Cidadania

Atende crianças à partir de 7 anos de idade, alunas de escolas da rede pública e entidades assistenciais. O projeto Dança e Cidadania foi aprovado pelo Ministério da Cultura em 1998, com incentivo da lei Rouanet, que permite à empresa patrocinadora abater 100% do valor doado no Imposto de Renda. Segundo Lucia Teixeira, foi necessário realizar exames de seleção entre as crianças devido à grande procura pelo curso
Companhia de Dança de Campinas
Este projeto tem como objetivo profissionalizar 25 jovens bailarinos da periferia de Campinas. Ele foi criado em 2004 pela bailarina Lucia Teixeira e surgiu para encaminhar jovens bailarinos talentosos oriundos do Projeto Dança e Cidadania e criar uma Companhia de Dança de Campinas. Os alunos têm idade à partir de de 12 anos, e muitos começaram a dançar com a ajuda de Lucia, em projetos sociais pilotos criados pela bailarina. O projeto é patrocinado pelo Grupo Mahle, através de incentivo da Lei Rouanet.

Serviço

Espetáculo: “As Estações”
Data: 15 de setembro 2017 (19h30) 16 e 17 de setembro de 2017 (16h e 18h)
Local: Espaço Cultural Maria Monteiro Campinas (Rua Papa São Dionísio, 605, Padre Anchieta)
Entrada Franca