A história do Halloween

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.
Realizada em diversos países ocidentais, a mais famosa é nos Estados Unidos, graças, principalmente as divulgações feitas pelo cinema e televisão. Chegou ao país graças aos imigrantes irlandeses em meados do século XIX.

História

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam nas casas objetos assustadores como caveiras, ossos decorados, abóboras perfuradas, entre outros.
Por ser uma festa pagã, ela foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data, porém, eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Por estar relacionada a ‘volta’ da morte, a festa resgata fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens da literatura, como Drácula e Frankenstein.
As crianças se tornaram as principais interessadas na festa. Com a ajuda dos pais, elas usam fantasias e batem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doce ou travessura”. Para não ter a casa ‘atacada’, os moradores oferecem doces, balas e chocolates.

No Brasil

Graças a grande influência da cultura americana – cinema, música, televisão, as escolas de língua inglesa ajudaram na propagação da festa, como uma forma dos alunos vivenciarem a cultura norte-americana (…).
Militantes de esquerda condenam a data, principalmente pelo descaso a tudo relacionado a cultura americana. Também argumentar que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado (…). Em 2005, o governo Lula criou o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro), que, foi completamente ignorado.

Enfim… Se tem lógica ou não, anualmente, o Halloween cai das graças da classe média brasileira. Escolas de ensino fundamental celebram a data. Lojas de fantasia oferecem grande variedade de produtos. Moradores de condomínios fechados decoram a casa com temas. Crianças começaram a bater nas portas das casas usando a mesma frase ‘doce ou travessura’.

Moda

No universo da moda, eventualmente o tema surge quando se pensa em editoriais inusitados, góticos ou surrealistas. Como o universo é amplo, editores de estilo e fotógrafos viajam na criatividade.

Tim Burton Fashion @ divulgação

(Fonte: Sua Pesquisa)

Sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s