As primeiras Barbies negras da história

Em agosto passado, a Mattel fez barulho ao lançar a Claudette Gordon Barbie Doll, primeira da coleção Harlem Theatre, assinada pelo designer Carlyle Nuera. Personagem ficcional, Claudette foi uma cantora da Era do Jazz, de 1920, com direito a cabelo curto e encaracolado, vestido bordado, luvas e profusão de colares. Ela chega com um charmoso microfone. Pensa numa versão Bessie Smith… Vendo a boneca, surgiu a questão: quando surgiu a primeira Barbie Negra?

Anos 60

Barbie Christie
Variações da Christie @ Reprodução
A Barbie nasceu no dia 09 de março de 1959, ou seja, está caminhando para os 60 anos. Ela é conhecida pela boneca loira e de olhos azuis. Mas e das negras? Pois bem, na versão oficial, a primeira boneca negra da Mattel (empresa que lançou a Barbie) surgiu em 1968 com o nome de Christie. Na realidade, não era uma Barbie. Era uma ‘das amigas’ da loira, assim como Teresa (latina) e Midge (ruiva).

Antes de Christie, porém, existiram Tammy, Misty, Julia, Tressy e ‘Colored Francie’. Tammy nasceu em 1965, nas versões ‘adulta (cabelo curto e encaracolado)’ e ‘adolescente’. Depois nasceu a Misty. Mas… Tanto uma quanto a outra eram variações da boneca loira e com traços caucasianos e só se diferenciavam pela cor do cabelo (preto) e olhos (castanhos).

Em 1967, a Mattel lançou a ‘Colored Francie’ (nota o editor: ‘colored’ é uma palavra usada pelos idosos americanos para se referir aos negros. Uma versão do ‘moreninho’, ainda usada por idosos do Brasil, como se usar a palavra ‘negro’ fosse uma ofensa).

A ‘Colored Francie’ era a prima ‘moderna’ da Barbie. Usava roupas no estilo Mod, com mini-vestidos e mini-saias coloridas com estampas geométricas – igual ao estilo das garotas de Carnaby Street (Londres). Ela era menor e ‘mais escura’ que a Christie, contudo, seus traços ainda eram caucasianos. Foram produzidas em duas versões: na primeira, tinha olhos azuis e cabelos ruivos e na segunda, olhos castanhos.

Colored Francie – 1967 @ Reprodução

Em 1968, chegou a citada Christie, com traços e cabelos negros. No ano seguida, surgiram as versões com cabelos vermelho e laranja. Em 1969, a Mattel lançou a Júlia, versão da personagem Julia Baker, protagonista de uma série de TV, estrelada por Diahann Caroll, que fez muito sucesso na época. No mesmo período, a empresa inglesa Palitoy lançou a Tressy, contudo, diferente das bonecas da Mattel, elas eram de plástico e com o rosto pintado.

Versão atualizada da Christie – Coleção Red, White’n Warm – 2007 @ divulgação

Anos 80

Oficialmente, porém, a primeira Barbie Negra surgiu em 1980. Desde então, ela sofreu diversas modificações que fidelizaram suas características. Edições especiais, como as étnicas, a Barbie Naomi Campbell ou a Barbie Diana Ross, são itens de colecionador.

Barbie Naomi Campbell @ Reprodução

Realidade

Em 2009, a Mattel lançou a coleção Barbie So In Style exclusivamente com quatro bonecas negras com traços diferentes, mas nenhuma de cabelo afro. Depois, a família cresceu e hoje são 12 bonecas.

Barbies da coleção So In Style
Apesar deste histórico, durante uma apresentação de uma palestra, no qual utilizei diferentes raças da boneca Barbie para contar a História da Moda no Século XX, depois de ver morenas, negras, ruivas e orientais, uma aluna pegou uma loira e falou toda empolgada: ‘Nossa! Finalmente uma Barbie de verdade!’.

Pois é…

Barbies Negras Acervo de Jorge Marcelo Oliveira – Novembro 2017 @ Jorge Marcelo Oliveira
(Artigo assinado Jorge Marcelo Oliveira)


Barbie Negra Linha do Tempo

2 comentários

  1. Olá!
    Muito bacana vc falar dessas bonecas que pouca gente conhece!
    Mas deixa eu acrescentar umas coisinhas pro seu post ficar mais completinho:
    A Francie foi lançada em 1966, branquinha e nas versões loira ou morena. Em 1967 surgiu a negra (que era igualzinha à anterior, só que com o plástico de outra cor) com olhos castanho claro e cabelo escuro, acontece que o material oxidavava e deixava a fofa ruiva!
    Não venderam muito bem e pararam de fabricr, portanto são difíceis de achar hj em dia!
    Vc coleciona? Tem alguma antiguinha da família?
    Qqr dúvida me manda recado que eu adoro a família Barbie!
    bj e bom dia!

    😀

    Curtir

Sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s