SAG Awards 2018 | Domingo é dia do Prêmio do Sindicato de Atores na TNT

Domingo, 22 de Janeiro, Hollywood se encontrará no jantar da 24ª edição do Prêmio do Sindicato de Atores para celebrar os melhores no cinema e TV (séries dramáticas, comédias e série limitada) do ano passado. Conhecido como SAG Awards, o prêmio é o mais confiável termômetro para entender o que poderá acontecer no Oscar 2018. São atores que votam em seus pares e os mesmos também são membros da Academia.
Pela primeira vez, a premiação contará com uma apresentadora: a atriz Kristen Bell. Lupita Nyong’o, Dakota Fanning, Emma Stone, Rosanna Arquette, Halle Berry, Mandy Moore, Gina Rodriguez, Maya Rudolph, Olivia Munn e Marisa Tomei também subirão ao palco para entregar prêmios, assim como a Presidente do SAG Gabrielle Carteris (lembra a Andrea Zuckerman da série dos anos 90 ‘Barrados no Baile’?). Morgan Freeman será honrado com o Prêmio SAG Lifetime por sua carreira.
A festa será exibida às 22h pelo canal TNT Brasil.
Confira as previsões feitas pelo Variety sobre a premiação.

CINEMA

Elenco – Equivalente ao prêmio de melhor filme, essa premiação celebra atuações em conjunto. ‘Mudbound – Lágrimas sobre o Mississípi’ foi o preferido por diversas associações, mas as recentes premiações dos atores de ‘Três Anúncios Para um Crime’ mudaram as regras. Seu elenco se tornou o favorito.

Cast SAG Awards 2018 @ divulgação

Ator – A assombrosa atuação do veterano ator inglês Gary Oldman como Winston Churchill em ‘O Destino de Uma Nação’ o coloca como favorito. James Franco parecia seu páreo mais forte pela atuação em ‘O Artista do Desastre’ – levou um Globo de Ouro e o Critic’s Choice – porém, as denúncias de assédio e violência sexual que surgiram na madrugada pós-Globo de Ouro podem minar suas forças. Assim, abre-se espaço para a interpretação sensível do jovem Timothée Chalamet (Me Chama Pelo Seu Nome), que levou oito prêmios dos críticos americanos.
Atriz – É a categoria mais forte da temporada. Sally Hawking (A Forma da Água) foi a preferida da crítica com 15 votos, mas a magistral atuação de Frances McDomard em ‘Três Anúncios Para um Crime’ garantiu o Globo de Ouro e o Critic’s Choice. Também no páreo, Saiorse Ronan (Lady Bird) tem boas chances.
Ator Coadjuvante – Briga de foice entre Willen Dafoe (Projeto Florida) e Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime). O primeiro ganhou 23 prêmios da crítica, mas perdeu o Globo de Ouro e o Critic’s Choice para o segundo.
Atriz Coadjuvante – As mães interpretadas por Laurie Metcalf (Lady Bird) e Allison Janney (Eu, Tonya) são os destaques da temporada. A primeira foi quase uma unanimidade na critica (25 votos), porém, perdeu o Globo de Ouro e Critic’s Choice para a segunda. Aqui será o veredito.

TELEVISÃO

Orange is the New Black Season 3 @ Divulgação

Elenco em Série Dramática – ‘Strange Things’ venceu ano passado. SAG tem mania de repetir premiações: ‘Downton Abbey’ (2012, 2014, 2015), ‘Boardwalk Empire’ (2010, 2011), ‘Mad Men’ (2008, 2009). Mas a força de ‘The Handmaid’s Tale’ foi um impacto de 2017.
Elenco em Série Comédia – ‘Orange is the New Black’ está imbatível nos últimos três anos, mas seu momento parece que terminou. A novata ‘GLOW’ chamou a atenção dos americanos e ganhou quatro indicações. No Brasil, a série passou em brancas nuvens.

Ator em Série Dramática – Derrotado ano passado por John Lithgow (The Crow), a noite pertence Sterling K. Brown (This is Us). Sua atuação como Randall Pearson é poderosa. Sempre ficando acima da média dos colegas do elenco.
Atriz em Série Dramática – A impressionante atuação de Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale) passou como um trator em cima das colegas no Emmy, Globo de Ouro e Critic’s Choice. Deve repetir o feito.
Ator em Série Comédia – Com duas vitórias anteriores (2014 e 2016), William H. Macy (Shameless) é o favorito entre os votantes do SAG por sua atuação como o patriarca alcoólico na dramédia do Showtime. Mas ele terá forte concorrência de Sean Hayes, no revival de ‘Will & Grace’, repetindo o papel que rendeu três prêmios anteriores (2001, 2002 e 2005).
Atriz em Série Comédia – Será a disputa entre Uzu Aduba (Orange is the New Black) e Julia Louis-Dreyfus (Veep), que nos últimos quatro anos, dividiram os prêmios. Porém, é a última indicação de Julia pelo papel, uma vez que a série foi cancelada. Ou seja, ela leva vantagem. As colegas de Grace and Frankie, Jane Fonda e Lily Tomlin e Alisson Brie, em Glow, não tem muita força.
Ator em Filme p/TV ou Minissérie – Robert De Niro é o franco favorito graças à atuação em ‘Wizard of Lies’. Mas Alexander Skargard (Big Little Lies) – que levou o Emmy, Globo de Ouro e Critic’s Choice – está no páreo.
Atriz em Filme p/TV ou Minissérie – Somente uma macumba bem forte para tirar o prêmio de Nicole Kidman. Sua oportuna atuação de esposa abusada pelo marido em ‘Big Little Lies’ já garantiu o Emmy, Globo de Ouro e Critic’s Choice.