Artes | Exposição Chinoiserie de Josie Mengai no Piola Cambuí

A produtora artistica e marchand Lígia Testa apresenta a exposição Chinoiserie da artista plástica chinesa Josie Mengai, de 28 de fevereiro a 31 de março no Piola Cambuí. A vernissage acontece na segunda-feira (27), às 19h, com entrada franca.
Nascida em Hong Kong, Josie morou em diversos locais e hoje vive no Brasil. Ganhou prêmios, participou de exposições diversas e, em 2017, expôs em Nova Iorque, quando suas obras chamaram atenção pela técnica inusitada aplicada à aquarela e pelas cores esfuziantes.
Suas pinceladas revelam precisão nos detalhes, com bordas bem definidas. As imagens são realísticas, resultantes de trabalho muito elaborado, mas mantêm a leveza da aquarela, pois sua compreensão da luz garante a aparência de vitral. O brilho e a nitidez alcançados pela artista dificilmente são vistos em aquarela.

Josei Mengai @ divulgação

Josie também morou na Amazônia, que se tornou inspiração para algumas de seus obras, com destaque para a flor de hibisco e a onça pintada. A artista nasceu no Ano Lunar Chinês do Tigre e sua reverência aos felinos impressiona.

Josei Mengai @ divulgação

Ela se inspira na natureza e registra as paisagens, especialmente os reflexos na água, quando captura o espírito dos lugares visitados. São águas, portas, barcos e carros desgastados pelo tempo, flores e felinos selvagens, enfim, facetas diferentes do cotidiano brasileiro.
Segundo Ligia Testa, a artista brinca com os efeitos paradoxais de suas imagens, cujos barcos e cordas quase fotográficos refletem-se nas águas de maneira onírica e absolutamente inesperada. “Estamos trazendo 24 obras originais além de gravuras em alumínio, como as expostas em Nova Iorque, e em fineart (impressão e papel importado especiais), assinados de próprio punho pela artista”, complementa Ligia.

 

Anote: Exposição Chinoiserie da artista plástica Josie Mengai (Piola Cambuí – Rua Ferreira Penteado, 146, Campinas/SP)

Um comentário

Os comentários estão fechados.