Estilo | O que usar no Inverno 2018

“Qual é a tendência para o inverno 2018?”. Certamente essa se tornou uma das perguntas mais temidas pelos profissionais de moda. Não é por falta de conhecimento. Muito pelo contrário. É por excesso de informação.
Tendência – pensando na concepção exata da expressão – é ‘aquilo que estará em evidência’ e não ‘aquilo que está’. O que está nas lojas não é tendência. É o modismo. Tendência é aquilo que virá.
A geração Millenium desconstruiu os conceitos do que usar. Eles usam de tudo, ao mesmo tempo, sem preocupação se estão seguindo ou não o protocolo. Afirmar: ‘preto é cor de inverno’ ou ‘branco é cor de verão’, soa antigo. Qualquer cor pode ser do inverno ou do verão. A questão é muito mais climática do que outra coisa. Preto esquenta – isso é fato. Branco refresca. Outro fato. Mas, vamos combinar: no Brasil, o que é inverno e o que é verão?

Esquizofrenia

Nas últimas décadas impor regras é mais complicado. O coitado do repórter escreve um artigo numa revista apontando as ‘Tendências’ para determinada temporada no Brasil. Algumas páginas depois, o anúncio da marca internacional aponta para uma direção oposta. Oi?
O acesso à informação é tão veloz que, enquanto estamos tentando entender o que iremos usar no inverno 2018 no Brasil, os desfiles internacionais – vistos ao vivo pelo celular – mostram os caminhos do Fall Winter 2018-19 – que acontecerá no final do ano.

Dá uma ‘pirada’ em qualquer profissional da área, que precisa ter uma dose cavalar de paciência para acompanhar o que as empresas de Bureau pesquisam para o futuro, a oferta da indústria têxtil brasileira e as ideias apresentadas no mercado internacional.

Pensa que é fácil, meu caro? Pois bem… A coisa se tornou esquizofrênica – tamanha sua complexidade.

Olhares

Pois bem. Diante desse quadro, como explicar aos leitores tudo isso? Como se manter informado, sem parecer chato?
O ponto principal é entender que: o mercado não pode parar. Ele precisa se mostrar fresco e atraente. Para isso, muda-se cor, padronagem, tecido ou modelagem – mesmo que sutilmente. No fundo, quem consome moda usa praticamente as mesmas coisas de sempre. Não vivemos numa Era de grandes mudanças. Até a personalidade mais seguida nas redes sociais não é tão de vanguarda assim. Os tempos são outros. Hoje, a praticidade domina o guarda-roupa de uma pessoa moderna e antenada. Excesso de consumo tornou-se ultrapassado. Aquelas matérias com mulheres que ‘colecionam’ roupas e acessórios parecem datadas. Essas mulheres se tornaram datadas.

Roupa precisa respirar. Não usa mais, vende ou doa. Você precisa pensar no futuro. Ninguém precisa de um guarda-roupa com 20 camisas brancas ou 80 calças jeans. Isso chega a ser ultrajante. É sério!

Mas… A gente precisa ter uma direcionamento. Ninguém estudo uma vida inteira sobre um assunto – e continua aprendendo sempre – e deixará de informar seus leitores ou seguidores.

Vamos lá: digita ‘tendências para o Inverno 2018’. Aparecerão diversos portais ou sites com as listas com os 10 ou mais itens que, segundo o jornalista/colunista serão as tendências ‘x’. Algumas ideias convergem, porém, outras, não. É compreensível: temos quatro semanas de moda internacionais que continuam a dar as cartas no mercado internacional: Nova York, Londres, Milão e Paris. Numa média, cada semana apresentou 50 desfiles com 30, 40 ou 50 looks (deixemos de lado os 100 e poucos looks da Chanel ou Dolce & Gabbana, que aquilo é sem cabimento).  Assim, nessa matemática, teríamos 50 desfiles das quatro semanas com 30 looks cada um… Ou seja, seis mil ideias diferentes!  Bem loka, né?

Pensa que vida de profissional que trabalha com informação de moda é fácil? O que esses profissionais estão fazendo é resumir ‘olhares’ convergente, ou seja, quando uma, duas, três ou mais ideias são similares.

Pois bem… Depois dessa longa explicação, MONDO MODA preparou alguns ‘olhares’ sobre o Inverno 2018.

CORES – Magenta | Ferrugem | Mostarda | Terrosos

Fall 2018 Magenta
Fall 2018 Ferrugem
Fall 2018 Mostarda
Fall 2018 Terra – Madeira – Natural

TECIDOS – Veludo | Metalizados | Incandescente | Jacquards | Lurex | Tweed

Fall 2018 Veludo
Fall 2018 Metalizados
Fall 2018 Incandescentes
Fall 2018 Jacquard
Fall 2018 Lurex
Fall 2018 Tweed

MODELAGEM – Terno de Paetê | Vestido Espartilho | Maxi Laços

Fall 2018 Terno de Paete
Fall 2018 Vestido Espartilho
Fall 2018 Maxi Laços

PADRONAGEM – Xadrez colorido | Estampa de natureza e botânicas  | Animal Print Colorido | Estampa de Poas | Ladrilho Hidráulicos | Folhas Secas

Fall 2018 Animal Print Colorido @ Divulgação
Fall 2018 Estampa de Ladrinhos Hidráulicos
Fall 2018 Estampa de Poas
Fall 2018 Estampa Plantas
Fall 2018 Folhas Secas
Fall 2018 Xadrez Colorido

ACESSÓRIOS – Meia Calça Colorida

Fall 2018 Meia calça colorida

Artigo assinado por Jorge Marcelo Oliveira