Decoração | Mostra + Sustentável 2018 será no Cândido Ferreira

O prédio central do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira será o cenário da 2ª edição da Mostra+Sustentável, que acontecerá de 29 de agosto a 7 de outubro. Localizado no distrito de Sousas, a mostra contará com 42 ambientes, distribuídos em quatro blocos, em uma área de 3 mil m², sendo 2 mil m² área construída e 1 mil m² de paisagismo.
O fio condutor para orientar o processo de criação dos profissionais expositores envolvidos será a concepção de uma pousada eco-chic, conceito que vem ganhando espaço e adesão ao adotar consciência ambiental sem abrir mão da beleza, qualidade e conforto.
A equipe organizadora da exposição é encabeçada pelos sócios-gestores Fernando Caparica – que também tem MBA em Construções Sustentáveis – e Iara Santos, e se completa com o coordenador de arquitetura e projetos, o arquiteto e paisagista Lourenço Dantas; o coordenador de arquitetura e sustentabilidade, o também arquiteto e urbanista Rodrigo Espíndola; e a arquiteta Camila de Souza. “Há uma grande mobilização de pessoas, investimentos e recursos materiais. Então, por que não enxergá-los como potenciais agentes de transformação e de conscientização para tornar a comunidade melhor?”, defende Caparica.

Quarto – Prédio Central Candido Ferreira @ Jorge Marcelo Oliveira

Para a superintendente do serviço de saúde, Telma Palmieri, a expectativa sobre a mostra é grande. “Estamos muito felizes em receber esse evento e seus profissionais. Avaliamos a importância de sermos sede de uma mostra com a proposta da sustentabilidade, pois a mesma vai ao encontro dos nossos valores institucionais’, afirma. Ela avalia que, além da revitalização da construção e melhoria física da infraestrutura do local, os espaços serão ressignificados a partir das benfeitorias, dando um novo sentido à própria reutilização dos ambientes.
Os expositores terão liberdade de criação em seu projetos, mas deverão seguir as normas do Condepacc que disciplinam as intervenções físicas no caso de patrimônios/fachadas tombados.

Sobre a mostra

O evento tem como principal objetivo conscientizar e incorporar conceitos e atitudes sustentáveis no cotidiano das famílias, além de desmistificar a ideia de que práticas sustentáveis são mais caras e complicadas. O binômio qualidade-beleza andam de mãos dadas com a preservação do patrimônio existente, a minimização da geração de resíduos, a utilização de materiais corretos e adequados, custo acessível e redução do consumo de água e energia.
Para consolidar tal objetivo, serão realizados eventos paralelos no período em que a mostra estará aberta ao público, como a programação de visitas agendadas, monitoradas e gratuitas de estudantes de escolas municipais e particulares de Campinas, palestras e conversas técnicas sobre arquitetura e design de interiores, gastronomia e qualidade de vida.

O Cândido Ferreira

Desde 1993, o Dr. Cândido Ferreira é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como instituição modelo de tratamento no Brasil e um dos atuais exemplos do processo de abertura manicomial, apresentando uma experiência de aprender, cultivar e exercitar a cidadania. Núcleos de Oficinas de Trabalho, Serviços Residenciais Terapêuticos e Centros de Atenção Psicossocial são alguns dos projetos gerenciados pela entidade, a fim de oferecer novos modos de tratamento aos usuários da saúde mental, reintegrando-os à sociedade.
Inicialmente denominado ‘Hospício de Dementes’, teve seu título trocado em 1936, passando para ‘Sanatório Dr. Cândido Ferreira’, em homenagem ao fundador da instituição, o advogado e juiz de Direito Cândido Ferreira.
Em julho de 2017, o Cândido Ferreira fechou sua unidade de internação psiquiátrica e seu Código e Descrição da Atividade Econômica principal (CNAE) passou de Hospital Psiquiátrico para Centros de Assistência Psicossocial, consolidando seu modelo assistencial.
Atualmente, o Serviço atende cerca de sete mil usuários/mês, contando com a colaboração de aproximadamente 900 funcionários, que atuam em suas unidades de atendimento para crianças, adolescentes e adultos distribuídas em todo município de Campinas, tais como: Centros de Atenção Psicossocial (CAP), Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais.

Serviço

‘Mostra + Sustentável 2018’
Data: 29 de agosto a 7 de outubro
Horário: de quarta a sexta – das 14h às 20h | aos Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h
Local: Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira – Núcleo de Oficinas e Trabalho (Rua Helena Fabrini, s/nº – próximo ao 118 – Distrito de Sousas, Campinas /SP
Ingressos: R$ 32,00