Exposição “Memória Paulistana” de Cristiane Carbone na Estação Cultura

A Estação Cultura – espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo localizado – inaugurou a exposição “Memória Paulistana” com 40 telas da artista plástica Cristiane Carbone.
Em óleo sobre tela, as pinturas resgatam a memória e a história da maior metrópole do país. “Sempre fui apaixonada pela arquitetura paulistana”, diz Cristiane.

Memória Paulistana_Teatro Municipal por Cristiane Carbone @ reprodução

Apesar de sua primeira obra ter sido o Museu do Ipiranga, pintado em 1996, a Estação da Luz é, segundo a artista, um dos ícones do seu trabalho. “A estação foi o monumento que mais me inspirou porque, quando criança, admirava sua beleza e arquitetura. Eu a pintei pela primeira vez em 2001. Sinto grande necessidade de valorizar nosso patrimônio. Conhecer e reconhecer nossa história é encontrar a própria identidade”.

Memória Paulistana Estação da Luz por Cristiane Carbone @ Reprodução

Carbone desenvolve obras sobre o tema há quinze anos. Em 2004, apresentou exposição na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo. No início deste ano suas telas ficaram expostas no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante o Carnaval.

Memória Paulistana_Pateo do Collegio por Cristiane Carbone @ Reprodução

Durante o período da exposição, os alunos de escolas estaduais da região farão visitas guiadas e participarão de roda de conversa com a artista, onde poderão ter contato com a história da cidade por meio das obras.

Memória Paulistana Estação Júlio Prestes por Cristiane Carbone @ Reprodução

SERVIÇO

Exposição “Memória Paulistana”
Data: de 3 de abril a 4 de maio de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Estação Cultura – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo/SP – (11) 3339-8261)
Entrada gratuita