Cis Guanabara recebe exposição fotográfica ‘O Outro Lado’

João Chimentão e Isabela Senatore apresentam a exposição fotográfica O Outro Lado, de 20 de abril a 11 de maio de 2018, no Cis Guanabara, no bairro Botafogo. A abertura acontecerá na quinta-feira, 19 de abril, das 17h às 21h.
O ver o outro lado ou se ver neste mesmo lado foram os pontos de partida e referência que os fotógrafos experimentam e projetam nas modalidades artísticas contemporâneas. As imagens resultantes dos registros fotográficos nos Andes por João Chimentão; assim como na Montanha Sagrada em Oaxaca e no Himalaia por Isabela Senatore se homogeneizam ao abordar práticas ritualístico/ culturais no Peru, no México e no nordeste da Índia respectivamente.
Aparecem assim, fragmentos de memórias que mesmo decantados nos recortes dos registros fotográficos sugerem a associação e a assimilação de conexões culturais a partir das cerimônias e elementos arquitetônicos em questão e se projetam como peças intangíveis pela distância geográfica e pela disparidade espacial. Ao mesmo tempo que inteligíveis pela radiação sensorial que assumem na possível dicotomia com o espectador.
A exposição conta com curadoria do professor Andrés I. M. Hernández.
Curador e professor – Campinas, verão de 2018.

Os Artistas Visuais

João Marcelo Chimentão nasceu em Campinas, em 1972. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Puc Campinas, 1996, trabalhou com fotografia de moda no StudioUno em Barcelona, Espanha. Em 2006 monta um estúdio em parceria com a fotografa Isabela Senatore. Em 2008 fez duas exposições sobre o tema “O Homem, o barco e a bicicleta” e “Atrás de um retrato” na Unicamp. Em 2010 fez fotografia documental sobre a “Festa de São Sebastião e São Benedito” gerando o tema “Sonhos Brasileiros”, em exposição em Espiríto Santo. Em 2012 expôs fotografias sobre o Brasil na Galeria Photografie em Campinas -SP.
Em 2013 recebeu da Câmara Municipal de Campinas a Medalha Hércules Florence pelo mérito fotográfico. No mesmo ano, participou da coletiva ARTE 117- fotografia: o olho que vê na Galeria Braz Cubas, Santos/SP.
De 2013 a 2014 compôs um inventário nacional de referências culturais INRC em um registro cinematográfico de patrimônio imaterial nas cidades de Muqui e Mimoso do Sul /ES. Em 2015 fez parte da exposição coletiva “URBANIA ” no MISS – Museu da Imagem do Som de Santos e do MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Nesse ano, está envolvido em projetos institucionais e autorais.

Do Outro Lado @ João Chimentão

Isabela Senatore nasceu em Campinas, São Paulo. Graduada em fotografia no The Art Institute of Boston at Lesley University, em 2000 foi selecionada para o programa de estágio na Magnum Photos, em Nova York. De 2001 a 2017 vem desenvolvendo trabalhos documentais no Brasil, Peru, México e Índia . De 2013 a 2014 pelo IPHAN trabalha para compor um inventário nacional de referências culturais INRC em um registro fotográfico de patrimônio imaterial nas cidades de Muqui e Mimoso do Sul / ES.
2014 publicou sua primeira monografia nome Devoção, que ganhou os prêmios ‘London Book Festival’ e ‘New England Book Festival’.
Em 2016, Isabela fez três curadorias de exposições fotográficas para programação de arte contemporânea no centro cultural Patrícia Galvão na cidade de Santos. No mesmo ano, ao lado de Jane Tuckerman e Tiger Paw realizou um workshop de fotografia tribal no nordeste da Índia.
2017 realizou um workshop El dia de Los Muertos em Oaxaca no México. Isabela teve suas fotografias expostas em diversos museus e galerias.

Tribo Naga – Nordeste da Índia @ Isabela Senatore

Serviço

Exposição: O Outro Lado – João Chimentão e Isabela Senatore
Curadoria: Andrés I. M. Hernández
Data: de 20 de abril a 11 de maio
Horário: das 9h às 17h.
Local Cis Guanabara (Estação Guanabara – rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo – Campinas- SP).
Estacionamento grátis