Exposição Ex Africa no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Maior exposição de arte contemporânea africana realizada no país, a Ex Africa acontece de 28 de abril a 16 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Ela apresentará os destaques na cena artística atual, cujas obras revelam, a história e o novo momento do continente que, ao mesmo tempo em que tenta se reconstruir da ferida causada por séculos de tráfico negreiro e de colonização, volta a expandir as suas cores e cultura para outras fronteiras.
Vinte artistas assinam as 90 obras que estarão expostas pelos andares do CCBB SP. São esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos que traçam um microcosmo da África de ontem e de hoje, por meio de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.
“A interseção desses eixos mostra que o continente africano vive um contínuo e efervescente processo de renovação criativa e artística”, sublinha o curador da exposição, Alfons Hug, que foi diretor do Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, e possui um extenso trabalho de pesquisa sobre a arte desse continente.
Ele conta ainda que o raciocínio por trás do conceito e do nome da exposição partiu da frase Ex Africa semper aliquid novi (da África sempre há novidades a reportar), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio.

Artistas

Nomes como os do ganês Ibrahim Mahama – que montará uma gigantesca instalação na entrada do CCBB –; do provocativo retratista senegalês Omar Victor Diop, do fotógrafo e ativista zimbabueano Kudzanai Chiurai e de outros 15 artistas de oito países africanos se juntam aos de dois brasileiros: Arjan Martins e Dalton Paula. Afrodescendentes, Arjan e Dalton possuem obras dedicadas à herança africana na cultura brasileira. Para isso, realizaram estudos no Brazilian Quarter, bairro localizado na capital nigeriana construído por brasileiros que retornaram ao continente após a abolição da escravatura, no final do século XIX.

Serviço

Exposição Ex Africa
Data: de 28 de abril a 16 de julho de 2018
Horário: de quarta a segunda-feira, 9h às 21h.
Entrada gratuita
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo-SP – Acesso ao calçadão pelas estações Sé e São Bento do Metrô)

Sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s