Exposição une arte com joias na Galeria Lívia Doblas

A Galeria de Arte Lívia Doblas apresenta a exposição Tudo Joia, que unirá os universos das artes plásticas com joias esculturais inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral, Gustavo Rosa, Amílcar de Castro e de outros artistas em Campinas.
A ideia do evento é mostrar a utilização das joias como ‘esculturas de vestir’ ou até mesmo objetos decorativos de parede. A expografia é assinada pela designer de interiores Stella Crissiuma.
Os colares, brincos e anéis inspirados nos trabalhos dos pintores, como o quadro “O Abaporu” de Tarsila do Amaral e as famosas gordinhas de Gustavo Rosa, foram elaborados pelas designers de joias Bialice Duarte e Cris Porto. As obras de Amilcar de Castro também são destaques no evento.

Obra Abapuru de Tarsila do Amaral por Bialice Duarte @ divulgação

“A coleção de joias é mais uma homenagem e divulgação dessa artista tão importante para o grande público, infelizmente há pessoas que não sabem quem é Tarsila do Amaral. Já o Gustavo Rosa foi o artista que mais vendi quadros no início da minha carreira, foi companheiro de vernissages, leilões, viagens; sua obra lúdica traz alegria aonde quer que esteja”, explica a marchant Lívia Doblas.

Pulseira Amilcar de Castro @ divulgação

Na mostra, a designer de joias Kika Alvarenga também vai expor seu trabalho, composto por peças autorais que se assemelham à esculturas. A mineira produz manualmente e em edição limitada suas peças.

Joia Ethos por Kika Alvarenga e Guilherme Canabrava @ Divulgação

A exposição também contará com trabalhos Cris Campana, com obras que simulam jardins suspensos feitos em vários tipos de matérias-primas; Fabiana Queiroga e as narrativas poéticas feitas em parede por joias banhadas a ouro em forma de escadas e ornamentos, além de Tomie Ohtake, Arthur Piza, Gonçalo Ivo, entre outros.
“A ideia de unir o universo da joias com as artes plásticas, ilustra o olhar investigativo que os bons artistas têm sobre técnicas, formatos e variações de se expressar e nos instiga como espectador a contemplar a arte sob ângulos diferentes. É a mini escultura que você veste nos dedos, é a joia que você instala na parede, ‘tudo joia’. A arte sempre busca o novo, o investimento, um novo olhar”, conclui.
A abertura acontece nessa quarta-feira (09), às 19h, na Livia Doblas Galeria de Arte (Rua José Pires Neto, 376 – Cambuí, Campinas/SP).
Entrada franca.