Macaxeira aposta na riqueza da moderna culinária regional brasileira

O Macaxeira Restaurante & Cachaçaria abre suas portas na quarta-feira, 04 de julho, na Rua Maria Monteiro, no Cambuí, Campinas.
Surgida há três anos em São Paulo, a casa aposta na rica culinária regional brasileira, berço de uma cozinha marcante, com ingredientes variados e temperos carregados de tradição.

“Campinas é a porta de entrada para o interior paulista e possui um público consumidor muito exigente, o que nos estimulou a direcionar nossa expansão para cá”, afirma Daniel Venturini, diretor-executivo do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.

O cardápio

Para abrir, o Macaxeira oferece porções, como a de dadinhos de tapioca (fritos ou assados) e a imperdível barra de torresmo, crocante e macia.

Macaxeira Dadinho de Tapioca @ Elvis Fernandes

Entre as saladas, uma das mais pedidas é a Macaxeira, um mix de folhas, palito de tapioca, chips de mandioca e tartar de frango, servido com maionese de três limões. Caldos, para os dias mais frios, realçam o cardápio, e dentro da proposta de valorizar os sabores regionais, os destaques são o Sarapatel e o Mocofava, uma combinação “arretada” de caldo de mocotó com favada.
A recriação de petiscos tradicionais, como a coxinha da casa, o bolinho de abóbora, o cupim na panela, o chips de macaxeira e o bolinho de linguiça também garantem a mistura de tradição e a criatividade no cardápio.

Macaxeira – Bolinho de abóbora com carne seca @ Elvis Fernandes

Carro-chefe da casa, os pratos regionais apostam na riqueza dos temperos regionais, como a carne seca desfiada com cebola roxa, a costela suína marinada na cachaça e a galinhada, servida com crispy de couve, proporcionam uma viagem pelos sabores únicos do Brasil. Sem esquecer os tradicionais baião de dois, a carne de sol assada e o escondidinho. Há ainda opções de executivos para o almoço e lanches como o Macaburguer, um hambúrguer recheado com queijo coalho, blend de queijos (emmental, gouda e parmesão), acompanhado de palito de tapioca e servido com maionese de três limões e ketchup de goiaba.

Macaxeira – Carne seca desfiada @ Elvis Fernandes

Para fechar, bolo de rolo de goiaba, o original sabor de Pernambuco; ou o bolo macaxeira com cocada, calda de cupuaçu e top de castanhas.

Bebidinhas

Destaque para a carta de caipirinhas e cachaças, elaborada pelo barman Rodriguinho Ferreira. Entre elas estão a Sabor do Sertão, cachaça, polpa de cajá, mexerica e manjericão; a Arretadinha, lima da pérsia, capim santo e carambola; e a de caju, limão cravo e mel de abelha silvestre.

Macaxeira – Caipirinhas @ Elvis Fernandes

Decoração

Com projeto do arquiteto Otávio de Sanctis, o Macaxeira Campinas contará com ambiente despojado e irreverente, com referências à cultura popular brasileira, num espaço com capacidade para receber mais de 150 pessoas, em seu salão principal, no balcão e na ampla varanda que cerca a casa.
Ao chegar ao Macaxeira Campinas o cliente encontrará uma porta de madeira azul com 4,5 metros de altura, marca registrada das unidades da rede. A sacada da frente conta com um jardim de temperos e o teto é revestido de bambu. Também haverá um espaço destinado à exposição de dezenas de exemplares de livros de cordel e o teto do salão principal será decorado com fitinhas do Senhor do Bonfim.

“Distribuiremos aos clientes mensagens com fitinhas do Senhor do Bonfim para que amarrem na cerca em torno da casa, algo que já se tornou uma tradição do Macaxeira”, garante Guilherme Temperani, diretor de operações do Macaxeira Restaurante & Cachaçaria.

A casa funcionará de seegunda à sábado, das 12h às 14h e domingo, das 12h às 18h. Happy Hour de segunda a sexta: das 17h às 20h (com double caipirinha).

Anote: Macaxeira Restaurante & Cachaçaria (Rua Maria Monteiro, 292 – Cambuí – Campinas – SP – 19 99388.2471)