Os profissionais da Mostra+Sustentável 2018

A 2ª edição da Mostra+Sustentável acontecerá de 29 de agosto a 07 de outubro no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, em Sousas, distrito de Campinas. “A Mostra tem como característica fundamental demonstrar o poder da colaboração. Com o objetivo comum de atender a instituição que nos acolhe, grupos distintos se unem em torno do propósito de deixar um legado social”, explica o idealizador e realizador do projeto, Fernando Caparica Santos.
A Mostra é um evento de arquitetura, design de interiores e paisagismo em prol de uma causa social, reunindo profissionais do setor, sociedade civil, poder público e iniciativa privada, com o objetivo de revitalizar uma instituição com atuação em prol da sociedade onde atua.
A Mostra+Sustentável 2018 irá revitalizar 40 ambientes em uma área total de três mil m², sendo dois mil m² de área construída e um mil m² de paisagismo. Para a exposição, serão executados ambientes como fachada e varanda, lobby e recepção, hall da escada, jardins, banheiros e lavabo, quartos, studio, salas, corredores, espaço gourmet, área de leitura, loja, café, lounges, churrasqueira e outros.

Quem participa da edição?

Elton Casarin @MONDO MODA

Valéria Paes Pereira e Carla Orsi Pacheco (Fachada e Varanda), Erica Gonçalves e Alida Weidman (Acholhida), Stefane Favoretti (Lobby e recepção), Ana Tayra Schwartzmann, Helena Overmeer, Marília Ferraz e Mateus Mehler (Hall da Escada), Beatriz Nakamura e Luiza Sousa (Jardim de Inverno), Patrícia Godoy e Fernanda Zaratini (Copa da Família), Erlon Tessari (Sala de Jantar e estar), Fernanda Barbi e Samuel Silva (Home Office e Biblioteca), Studio Casa Bem Vestida – Flávia Gouvêa e Júlia Rodrigues (Quarto de casa com bebê), Emmes Arquitetura e Interiores – Mayline Mendes, Marina Stancioli e Mariana Giroto (Lavabo), Silvia Ledo (Banheiro Conceito Sensações), Sérgio Zobaran (Galeria), Lourenço Dantas (Jardim Pátio das Artes), Bruno Percico (Espera Corporativa), Juliana Tomazi (Office), Biel Siqueira (Banheiro Office), Tatiana Burgon e Larissa Franca Bandiera (Refúgio do Administrador), Fábio Zanelato, Verusca Grandini e Alice Sturari (Banheiro Família), CM2 – Casarim Monteiro – Roseana D. Monteiro, Vani Mazoni e Elton Casarin (Espaço Aconchego), Alessandra Duque (Espaço Kids), Beto Tozi (Espaço Gourmet), Mariana Niiya e Felipe Niiya (Sala Harmonia), Patricia Zampieri e Mauro Contesini (Jardim Harmonia), André Graziano, Vera Luz, Mirtes Luciani, Luiz Matthes, Cauê Martins e Tais Graziano (Pátio dos Pelados), FKSA Arquitetura e Design – Ana Maria Coelho, Selma Rubim e Felipe Karam (ButECO Gourmet), Allan Oliveira (Sala de Leitura), Carla Pagotto e Catia Furlan (Quarto Hospede Casal), Rita Diniz e Nilza Alves (Quarto do Menino), Adenilde Fernandes (Quarto da Menina), Priscila Marinheiro (Home Theater), Desireé Garcia Campos (Estúdio do Vinho e Arte), Claudia Poltronieri, Sandra Amaral e Jammes Russell (Living Bem Estar), Gisele Matheus (Banheiro PNE), Michelle Moreira (Café Bistrô), Stella Crissiuma (Loja) e Aldomar Caprini (Lounge da Saída).

Local

O local onde será realizada a Mostra+Sustentável 2018 foi tombado como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC). Em junho, um mutirão de voluntários se reuniu para pintura do prédio da entidade escolhida. Cerca de 250 integrantes do projeto Mãos que Ajudam (MQA) deram outra cor e outra cara para o local. As cores que foram utilizadas na pintura remontam ao tom original do prédio, obtido por uma técnica de remoção de camadas de tintas aplicadas nas paredes no decorrer dos anos, realizada pelos arquitetos da Mostra e pelo CONDEPACC.

Eventos paralelos

Além da visitação aos ambientes decorados, a Mostra conta com uma programação diversificada e o destaque fica por conta de conversas técnicas que abordarão a sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais, chamada de SustenTalks.
Os debates acontecerão todas as quartas, quintas e sextas, durante os quarenta dias de visitação pública. À frente da grade, figuram nomes como Paulo de Tarso, Rogerio Menezes, Maria Silvia Previtale, Fernanda Simon, Gabriel Pires Mateus, Maria Constancia, Sérgio Zobaram, Ricardo Cardin, Catarina Menucci, André Pinotti,Patrícia Fernandes, Regina Migliori e Gerson Castelo Branco, que será o responsável pela abertura do Sustentalks no dia 29 de agosto, com o tema “A construção de um arquiteto sustentável”.

As inscrições para estes debates não têm custo adicional e deverão ser realizadas através do site http://www.mostra.com.br.

Serviço
Mostra+Sustentável 2018
Data: de 29 de agosto à 07 de outubro
Horário: quartas, quintas e sextas das 15h às 21h; sábados, domingos e feriados das 14h às 21h.
Local: Serviço de Saúde Cândido Ferreira (Rua Antônio Prado, 430 – Sousas, Campinas/SP)
Ingresso: R$ 32 reais – R$ 16,00 (idosos, estudantes e portadores de necessidades especiais)