Exposição de Ernesto Bonato no MACC

O Museu de Arte Contemporânea de Campinas recebe a exposição “o olho e o rio”, do artista plástico Ernesto Bonato, de 21 de setembro a 27 de outubro. A mostra reúne cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras, realizadas no período de 2008 e 2018.
Os trabalhos foram organizados por diferentes critérios de modo a criar uma grande instalação que permite ao visitante perceber as relações significativas entre os grupos de retratos.

“Ninguém consegue se ver realmente. Mas sim o seu reflexo”, observa Bonato diante dos olhares de suas obras.

A exposição conta com um ateliê onde ocorrerão sessões de pintura e desenho com modelos voluntários de terça a sexta. O ateliê também abrigará palestras, conversas e exibição de vídeos.

“A presença do ateliê em um dos espaços expositivos do museu busca enfatizar o encontro e a ação como parte da obra pictórica, além de criar a oportunidade para se investigar a representação da figura humana a partir de diferentes dinâmicas”, destaca o artista.

Algumas obras estão relacionados aos vídeos e áudios gravados durante as sessões de pintura, os quais podem ser assistidos pelo celular utilizando os códigos QR encontrados nos espaços expositivos. Além disso, um vídeo criado pelo fotógrafo Vinícius Cruz, abordando os encontros entre o artista e os modelos, com cerca de 11 minutos de duração, é exibido continuamente na mostra.

Exposição ”o olho e o rio” do artista Ernesto Bonato @Sergio Guerini

O artista

Natural de São Paulo, Ernesto Bonato trabalha com pintura, desenho, gravura, fotografia, instalação e intervenção urbana e teve trabalhos expostos em mais de 190 exposições individuais e coletivas no Brasil e em 28 países.
Mestre pela ECA-USP, participou da criação do Serviço Educativo do MASP, em 1997. Ensinou gravura em metal na FAAP e desenho e gravura no Centro Universitário SENAC.
Foi membro fundador e coordenador do Atelier Piratininga, em São Paulo, de 1993 a 2013. Recebeu o prêmio Unesco, no 14º Salão Nacional. Participou da criação de projetos coletivos como o “Projeto Lambe-Lambe”, “Trilíngue ABC: Gráfica atual”, “La Art Roman vu du Brésil, entre outros.
Organizou e participou de diversos intercâmbios, simpósios e palestras sobre arte. Foi curador de exposições no Brasil e exterior. Coordenou o livro “Lugar, Tempo, Olhar: arte brasileira na França Românica”. Participou do programa artista residente na Unicamp, transferindo residência para Campinas em 2011.

Exposição ”o olho e o rio” do artista Ernesto Bonato @Sergio Guerini

Anote: Exposição “o olho e o rio”, de Ernesto Bonato (Museu de Arte Contemporânea de Campinas ‘José Pancetti’ (Av. Benjamin Constant, 1633, Centro. Campinas).

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.